Boerboel                                                              Voltar ao PetShare



A palavra boerboel, provém do vocábulo boer, que em holandês e africano significa agricultor. A partir disso o nome da raça Boerboel pode ser traduzido, literalmente, como cão agricultor ou cão de pastoreio. Os agricultores africanos utilizavam esses cães para trabalhar, brigar e acima de tudo, para proteger os seus terrenos.



Origem

O Boerboel é um cão de origem africana. A partir das colonizações européias em 1652, os cães primitivos utilizados nas fazendas africanas começaram a cruzar com os molosos trazidos pelos colonos (cães como o Mastín, Bulldog e Dogos), o que teve como resultado alguns séculos depois, o Boerboel que hoje conhecemos, uma raça ainda em processo de criação.

O Boerboel não faz parte das grandes organizações como a FCI ou o AKC, mas apesar disso suas características estão totalmente padronizadas na África, através de associações como a Associação Sul Africana de Criadores de Boerboel (SABT) e a Associação de Elite de Boerboeis Sul Africanos (EBBASA), que são encarregadas de controlar a criação dessa raça e fazer o padrão ser cumprido corretamente.

Famosos na África do Sul por serem cães de guarda muito protetores, sem serem agressivos, os cães da raça Boerboel são, além disso, gentis e efetuosos companheiros domésticos. Eles gostam de estar próximos dos membros da família, aproveitando e se divertindo em longos jogos de apanhar e simplesmente o clima de proximidade das reuniões familiares.

No século XVII um empregado da Companhia Holandesa das Índias chamado Jan van Riebeeck foi mandado para a África do Sul para estabelecer um posto comercial ali. Ele trouxe com ele um grande Mastiff – o tipo de cão que eventualmente cruzou com os molosos nativos e outras raças que vieram com os colonizadores. Com o passar das gerações, as proles que sobreviveram nessas terras inóspitas eram fortes e resistentes, duráveis e que gostavam de ajudar, eventualmente formando o Boerboel, com sua beleza rude.



Comportamento

O Boerboel é inteligente, equilibrado, seguro de si mesmo, fiel, obediente e afetuoso com seus donos. É um cão que é bom com as crianças, brincalhão com os membros de sua família, tendo um grande instinto protetor e guardião com o que considera sua própria família. Eles só mantêm distância com estranhos e podem mostrar uma atitude dominante com outros cães.

Dizem que o Boerboel é muito perceptivo, podendo supostamente até sentir os humores de seus donos, sendo especialmente alertas nesse sentido quando estranhos estão por perto. Uma vez que o Boerboel estiver devidamente apresentado aos amigos da família, eles se tornam muito mais receptivos e isso é muito bom para eles – quanto mais pessoas para brincar com eles no jardim, melhor!



Aspecto

Cães da raça Boerboel são corpulentos, proporcionais, fortes, potentes e com uma musculatura bem desenvolvida. Seu corpo é curto e largo, sua cabeça é plana e também é larga. As orelhas são de um tamanho mediano, sendo bem separadas entre si e caem em forma de “V”. As cores da pelagem que são aceitas são o tigrado, o amarelo, o vermelho escuro e o marrom; eles podem ou não ter uma máscara preta.

Por ser uma raça grande e ativa, o Boerboel pode não ser totalmente feliz vivendo em um apartamento. Um quintal grande e bem cercado é muito mais recomendado para essa raça. Eles também precisam de caminhadas diárias para manterem sua saúde física e mental. Não se esqueça de sempre mantê-los em uma coleira e que eles são uma raça canina grande e forte.

Essa raça possui uma estrutura musculosa e bem balanceada, coberta com uma pele solta e sua pelagem é curta e densa. Seu focinho é preto e quadrado, com narinas largas e olhos grandes, combinando com as suas orelhas caídas em forma de “V”. Os cães Boerboel possuem um pescoço forte, peito profundo e as suas caudas são curtas e inseridas no alto.



Cuidados específicos

Devido em grande parte ao seu tamanho, o Boerboel precisa de muito espaço para poder fazer exercício, brincar e correr.

Em relação à sua educação, é recomendável que o proprietário de um cão dessa raça tenha experiência com cães de raças grandes, já que o Boerboel tem um caráter forte e não é um cão “fácil”. Desde filhote deve ficar bem claro para o cachoro quem manda na casa, mas sem perder o respeito com ele.

Também é recomendável que todo o terreno em que vive seja cercado com cercas de pelo menos 2 metros para que seu Boerboel não escape.



Saúde

Os cães da raça Boerboel são cães grandes, por isso podem ter problemas nos quadris e nos cotovelos. Por outro lado, também podem padecer com complicações nos olhos, como a entropia e ectripía. As fêmeas dessa raça podem sofrer também de prolapso vaginal.

Muito fáceis de cuidar, um cão Boerboel precisa apenas de escovações regulares para tirar os pelos mortos e banhos ocasionais.


História do Boerboel


De origem africana, o Boerboel surgiu de uma mistura entre os cães nativos africanos com os grandes molosos, que vieram junto com os europeus que colonizavam a África do Sul naquela época.

Cães como os Mastins, Dogos e Bulldogs foram trazidos para acompanhar os colonos, ajudando a proteger suas terras e famílias, cruzando com os cães da região e dando origem a esses cães Boerboel grandes, com um instinto protetor aguçado e uma lealdade sem limites com seu dono, paciência com as crianças e uma aparência rude característica, que combina com o clima duro de sua região de origem.


Características do Boerboel


O Boerboel é um cão com instintos protetores, que atua como cão de guarda e, portanto, deve ter uma agressividade controlada. Esses cães são bastante inteligentes e sempre são fiéis aos seus donos, não importa o que aconteça. Além disso, eles devem ser afetuosos, apesar de firmes, e especialmente carinhosos com as crianças.

Os cães da raça Boerboel devem ser grandes, fortes e musculosos, sendo uma raça absurdamente confiante de seu poder e aparência intimidadora por seu tamanho. Eles não podem possuir traços físicos de nenhuma outra raça em sua aparência, apesar de sua origem mista.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog