Bichon Frisé                                                             Voltar ao PetShare



Poderíamos dizer que o Bichon Frise parece estar vestindo um estilo de moda mais “afro”. O nome "frise" é francês e significa “crespo”. Nome que vem a calhar, já que este cão tem uma pelagem fina e sedosa, com cachos suaves e seu topete frequentemente alisado para alcançar a aparência arredondada de sua cabeça.

Origem

O Bichon Frise, assim como outros Bichons, deve suas origens à Barbet. Os Bichons foram muito usados como moeda de troca, e acredita-se que os marinheiros viajantes das regiões do leste do Mediterrâneo para as Ilhas Baleares e Canárias introduziram o Bichon Tenerife (posteriormente chamado de Bichon Frise), que surgiu no século XVI, e durante séculos foi o animal de estimação da nobreza.

No final do século XIX, o reinado do Bichon Tenerife decaiu muito em popularidade, tornando-se totalmente desvalorizado e sendo comum ver este cão vagando abandonado pelas ruas. Após a Primeira Guerra Mundial, alguns criadores franceses e belgas decidiram restaurar a raça e seu padrão. Logo em 1933 foi recuperada com sucesso e tornou-se conhecida por Bichon Frise.

Comportamento

O Bichon Frise tem temperamento brincalhão, feliz, extrovertido, carinhoso e bastante obediente. Este cão se integra muito bem à convivência com a família, adora ser o centro das atenções e gosta muito de brincar com as crianças, desde que elas o tratem com cuidado.

Aspecto

O Bichon Frise é um cão pequeno, com peito profundo e bem desenvolvido, lombo levemente arqueado, musculoso, compacto, com pelos brancos e encaracolados formando uma pelagem fina e sedosa.

As coxas são largas e bem arredondadas, os membros anteriores são retos e perpendiculares quando vistos de frente, não devendo apresentar ossatura muito fina. Possui olhos relativamente grandes, arredondados e de cor escura. As orelhas delicadas e estreitas são peludas, pendentes e rentes para os lados da cabeça. A cauda geralmente tem inserção baixa, portada de maneira recurvada, elevada e sem enrolar sobre o dorso do cão.

Cuidados específicos

O Bichon Frise tem porte pequeno e por isso não requer grandes doses de exercício, embora o dono não deva se esquecer de levá-lo para passear frequentemente e também reservar um tempo para brincar com ele todos os dias. É aconselhável escovar o pelo do Bichon Frisé diariamente para evitar a formação de grumos ou problemas de pele, e também manter a higiene dos olhos e dentes para evitar problemas de saúde. Esta raça responde muito bem ao treinamento de obediência, seu desejo de agradar o dono irá tornar a tarefa muito mais fácil.

Saúde

O Bichon Frise é uma raça muito forte e saudável, mas tem havido casos de luxação da pata e epilepsia. As fêmeas, em alguns casos, podem ter pedras na bexiga.


História do Bichon Frisé


Teorias sobre a origem do Bichon Frise variam muito, mas é geralmente aceito que o ancestral seja a raça francesa conhecida como Barbet, ou Spaniel de água. Del Barbet originou o nome "Barbichon", que mais tarde foi abreviado, permanecendo apenas "Bichon”. A palavra "Barbichon" provavelmente originou-se da palavra francesa barbiche, significando botão.

Foram reconhecidos quatro tipos diferentes de cães, sendo que todos eles foram chamados de “Bichon”, sendo raças originárias da região do Mediterrâneo: o Maltês Bichon, o Bolognese Bichon, o Havanese Bichon e Bichon Tenerife, que mais tarde tornou-se o Bichon Frise. Todos estes cães foram muito valorizados por sua disposição e caráter, e foram várias vezes utilizados como bens de troca em permutas. Assim, estes cães pequenos viajaram muito e foram transportados de um continente a outro por marinheiros.


Características do Bichon Frisé


Embora o Bichon Frise seja um cão relativamente pequeno, tem uma grande e divertida personalidade, além de uma aparência extraordinariamente carinhosa, inteligente e bonita. De qualquer forma, para manter a pelagem e o olhar tão bonitos, é necessário dedicar algum tempo com cuidados específicos.

Uma pelagem mantida em perfeito estado requer atenção diária, de modo que este é um aspecto muito importante a considerar quando você decidir comprar um Bichon Frise. Esta é uma raça de longa duração, que pode viver por até 15 ou 16 anos - outro aspecto a ser considerado antes de decidir que esta é a raça ideal para você.

O Bichon Frise subiu rapidamente em popularidade e atualmente costuma-se registrar anualmente entre 2.000 e 3.000 filhotes no Kennel Club. Isso coloca a raça entre as 20 mais populares entre todas registradas no Reino Unido. Quando se considera que, em 1976, só haviam 31 filhotes de Bichon Frise registrados no Kennel Club, fica evidente o grande aumento da popularidade da raça como nada menos que meteórica.

Físico

Devido ao pelo branco abundante e encaracolado do Bichon Frise, a estrutura física que encontramos debaixo da pelagem pode ser uma surpresa para os criadores iniciantes. Esta é uma raça excepcionalmente forte e sem exageros estruturais. Embora o Bichon Frise seja ligeiramente mais longo do que alto isto não é imediatamente notado.
Devido à estrutura robusta do gênero, ele pode se mover com facilidade, e alguns exemplares podem se comportar muito bem em casa. Esta é uma raça capaz de participar na Mini-Agility.

Personalidade

O Kennel Club descreve brevemente o padrão do Bichon Frise como a raça de "um pequeno cão alegre, feliz e cheio de vida". Seu temperamento é muito amigável. É muito extrovertido e raramente tímido ou nervoso, demonstrando constante prazer de viver. Não gosta de ser o centro das atenções.

Ao longo da história, este cão era um animal de estimação, e é exatamente o que deve ser, pois vive bem e aprecia todos os confortos de casa. Esta raça vive muito feliz em um ambiente familiar, onde possa tomar parte na vida da família, e tudo o que acontece ao seu redor permanecerá gravado em seu cérebro inteligente.

O cão da raça Bichon Frise gosta de treinar e aprende com facilidade. Entre as atividades que podem facilmente aprender estão a obediência, o trabalho de terapia, agilidade e até mesmo um ou dois truques.

É um cão que gosta muito de brincar com crianças, mas os pais devem sempre educar as crianças para tratarem os cães com cuidado, para que não sejam agressivos com elas. De qualquer forma, deve ser entendido que as crianças devem sempre ser supervisionadas quando estão com um cão para evitar qualquer acidente, mesmo que não seja intencional, o que ocorre frequentemente.

Em geral, o Bichon Frise é um cão muito forte e saudável, mas como muitas outras raças, apresenta seus próprios problemas, como alergias na pele, luxação da panela, pedras na bexiga e alguns problemas auditivos e oculares.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog