American Pit Bull Terrier                     Voltar ao PetShare




O American Pit Bull Terrier é uma raça com uma fama injusta de violenta e agressiva. Devido às suas origens (foi usado como cão de briga) e ao atual uso indevido de alguns estúpidos, não é de se estranhar que protagoniza uma série de lendas urbanas em que são colocados como um monstro. Ao contrário destas crenças populares, os donos de Pitbulls afirmam que é um dos cães mais carinhosos e divertidos.

Origem

As origens do American Pit Bull Terrier estão intimamente ligadas ao American Staffordshire Terrier. Ambas as raças vêm do Staffordshire Bull Terrier, trazido da Inglaterra para a América no final do século XIX. Este cão Inglês foi usado primeiramente como um cão de luta, e no prestigiado American Kennel Club (AKC) o registro foi rejeitado.

Devido a esta recusa foi fundado o United Kennel Club (UKC), para assim registrar o que conhecemos hoje como American Pit Bull Terrier. Além disso, o AKC, finalmente, decidiu registrar estes cães de origem inglesa sob o nome de American Staffordshire Terrier, e os criou para participar de exposições caninas.

No final dos anos 30, os cães registrados no UKC e no AKC eram exatamente da mesma raça. Foi durante os anos 80 que as duas raças seguiram caminhos diferentes, os cães de vários clubes começaram a se desenvolver física e comportamentalmente e, portanto, cada clube começou a definir o seu próprio padrão.

Comportamento

O Pitbull é entusiasmado, fiel, divertido, vital, protetor e de ideias muito firmes. Assimila bem os comandos e é considerado um excelente companheiro para os donos que podem gastar um pouco de seu tempo com eles. Com as crianças eles são muito tolerantes, se deixando ser tocado por elas e ficando feliz em participar das brincadeiras.

Aspectos

O American Pit Bull Terrier é um cão ágil, atlético, forte e com uma musculatura bem definida. Tem um corpo mais comprido do que alto e uma cabeça grande. Suas orelhas são de tamanho médio e caídas. São cortadas em forma de ponta, mas isso não é mais permitido na maioria dos países. O rabo é baixo, largo na base e vai afinando progressivamente. Seu pelo é brilhante, liso e curto, grosso e pode ser de todas as cores.

Cuidados Específicos

O Pitbull pode se adaptar bem em uma casa pequena, mas por ser um cão tão enérgico, é necessário levá-lo para dar grandes passeios todos os dias, além de proporcionar brincadeiras regularmente. Ele deve começar a socializar desde pequeno.

Saúde

O American Pitbull Terrier é uma raça resistente às doenças, apesar de ter predisposição a certas doenças de pele.


História do American Pit Bull Terrier


Os americanos gostam de pensar que o Pit Bull Terrier, ou mais corretamente o American Pit Bull Terrier é uma raça de origem puramente americana. Isto é, em grande parte, verdadeiro. Afinal, foi nos Estados Unidos, onde a raça adquiriu sua forma, ajuste e caráter.

Como não existem registros escritos que documentam claramente a origem da raça, o desacordo é grande entre seus defensores. A maioria dos historiadores americanos afirmam que o American Pit Bull Terrier é a versão americana do Stafford ou Staffordshire Bull Terrier, um cão criado para lutar, no Reino Unido.

Outros amantes dos Pit Bulls tem outra opinião sobre a origem da raça. Esses fãs acreditam que o Pit Bull é uma versão moderna do original Buldogue Inglês. Especulam que, ao contrário do Staffordshire Bull Terrier, uma raça de ancestrais Bull e Terrier conhecidos, o Pit Bull não tem sangue puro Terrier, mas sim uma continuação de Bulldogs puros no período elizabetano.

Recentemente, tiveram alguns casos na Espanha de agressões a pessoas por cães de diversas raças, entre elas os American Pit Bull Terrier. Os meios de comunicação tem contribuído para distribuir as notícias e tem dado muita ênfase sobre o risco envolvido em ter cães com tendências e histórico de agressividade.

A questão transcende os casos esporádicos de agressão, por mais que sejam proibidas, sabe-se que as lutas de cães seguem acontecendo em diversos lugares com apostas e os envolvidos com grande interesse.


Características do American Pit Bull Terrier


O American Pit Bull Terrier não é uma raça particularmente grande. De fato, em sua forma de trabalhar, é uma raça bem pequena. Isto permite aos seus donos tê-los, confortavelmente, em uma casa pequena ou em um apartamento. Embora seja um cão com muita energia quando se dá oportunidade de fazer exercícios, é uma raça que prefere relaxar quando está em casa.

O American Pit Bull Terrier tende também a ser um cão amigável. Pode brincar muito e viver durante muito tempo sem custar uma fortuna em faturas de veterinários ao seu dono. Quanto mais próxima está de uma linha de American Pit Bull Terrier aos Pit Bulls originais de trabalho, mais amigáveis serão os cães desta linha. Não é de completamente incomum ter um American Pit Bull Terrier que viva 12, 13 ou 14 anos e inclusive mais. Quando estes cães, eventualmente, sucumbem à velhice, muitas vezes eles não sofrem de doenças longas, prolongadas ou caras.

A raça é muito voltada e unida à sua família humana e não aceitará outro a não ser que perceba que são bem vindos em casa como se fossem parte da família. Como uma extensão deste atributo, também pode ser um cão muito poderoso e protetor, embora pequeno e controlável.
No entanto, ao contrário de muitos cães muito leais, o American Pit Bull Terrier pode aceitar as mudanças. Se está em uma situação ruim de que uma família tenha que dar o seu American Pit Bull Terrier, o cão se entregará ao seu novo dono com o tempo. Da mesma forma, um American Pit Bull Terrier "de segunda mão" pode ser uma opção que você poderá considerar, especialmente se conhece seus antigos donos e o estilo de vida.

Acima de tudo, o American Pit Bull Terrier é um excelente cão de companhia. Aqueles que conhecem a raça vão falar com frequência que, em sua opinião, não existe um cão companheiro melhor do que o American Pit Bull Terrier. É um cão que fará laços com toda sua família humana, mas sempre guardará um lugar especial em seu coração àquela pessoa que ele escolhe como melhor amigo. É um cão que sempre estará presente para o seu dono. É uma raça que perdoa, extremamente leal, amante de diversão e um amigo para toda a vida.


     Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog