Airedale Terrier                                Voltar ao PetShare







Sociável, muito elegante, e de porte grande, o Airedale Terrier é considerado o maior dos cães terriers de origem britânica e apresenta como uma de suas características mais marcantes, a típica pelagem áspera, de coloração preto e castanho.
Dotado de um olfato apuradíssimo, o Airedale Terrier foi desenvolvido para caçar nútrias dentro das tocas, que se localizavam às margens dos rios. Bom sabujo e excelente nadador, era usado ainda como retriever, cão de aponte e cão d'água.

História da Raça Airedale Terrier

Também considerado um bom cão de guarda, o Airedale Terrier foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, situada às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho, hoje conhecido como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu formalmente a raça Airedale Terrier em 1886.
Sua função original era a de destruidor de ratos e caçador de toca, mas também desempenhava frequentemente outras atividades relacionadas a caça. Nessa época, os terriers acompanhavam os caçadores junto à matilha. Equanto os farejadores buscavam e perseguiam suas presas, os terriers eram responsáveis em desempenhar a difícil função de continuar a perseguição dentro das tocas. Esses cães precisavam, portanto, demonstrar, além de resistência para a perseguição, um elevado grau de coragem para enfrentar sozinhos a presa e arrancá-la de dentro das tocas, que eram escuras e apertadas. Mais tarde, a raça Airedale Terrier foi amplamente utilizada com grande bravura durante a Primeira Guerra Mundial para levar mensagens aos soldados e também para encontrar soldados feridos no campo de batalha.

Temperamento da Raça Airedale Terrier

raça Airedale Terrier apresenta um caráter equilibrado, confiante, sempre alerta, corajoso, porém nunca agressivo. Costuma ser bastante amigável com estranhos, é agradável e sensível. Criado para caçar de forma independente, o Airedale Terrier é extremamente inteligente, no entanto é espirituoso e pode se mostrar um tanto teimoso. É um cachorro extremamente leal, porém pode ser desobediente, teimoso e demonstrar um caráter dominante em relação aos membros da família que ele considera submissos. É uma raça recomendada para proprietários experientes, que saibam ensinar com firmeza, calma e confiança, mas sem agressividade.
Pode desempenhar outras funções além das de caça, como por exemplo aquelas relacionadas aos trabalhos de pastoreio. Não apresenta dificuldade em trabalhar com o gado e animais domésticos, mas pode acabar agitando os animais se não estiver adequadamente treinado. É considerado um ótimo cão de companhia e costuma se relacionar muito bem com outros animais, até mesmo os de pequeno porte, como os gatos, especialmente se criado com eles desde cedo. A socialização precoce é sempre muito importante e necessária para a boa convivência com outros animais, incluindo cães, gatos e outros animais domésticos.

Aparência e Descrição da Raça Airedale Terrier 

O Airedale Terrier é um típico cão terrier, de tamanho médio, ativo e musculoso. É um cachorro de expressão profunda, ágil, veloz, de movimentos rápidos e precisos, muito atento ao que ocorre ao seu redor. Seu caráter revela-se na expressão dos olhos e na posição das orelhas e da cauda.

A cabeça do Airedale Terrier é bem balanceada, com stop apenas visível, focinho bem cheio à frente dos olhos e trufa preta. Os olhos são relativamente pequenos, de cor escura, não proeminentes. As orelhas são em forma de V, portadas lateralmente, sem estarem fora de proporção em relação ao tamanho do cão. A cauda, de boa força e substância, é inserida alta e portada alegremente, sem curvar-se sobre o dorso.
A pelagem do Airedale Terrier é dura, densa e aramada mas não tão longa a ponto de parecer esfarrapada. O pelo é deitado reto e bem fechado, cobrindo corpo e pernas. Enquanto o pelo mostra-se duro e rígido, o sub pelo é mais macio, mais curto, oleoso, excelente para caça na água, pois é praticamente impermeável e bem resistente ao frio.
A parte superior do tronco (sela) é preta ou grisalha, assim como o topo do pescoço e o topo da superfície da cauda. Todas as outras partes do corpo são marrons. As orelhas podem ser de cor castanho escuro, e pode ocorrer um sombreado em torno do pescoço e ao redor do crânio.
A altura dos exemplares machos da raça Airedale Terrier pode variar de 58 à 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já as fêmeas da raça medem de 56 à 59 cm. O peso dos exemplares da raça Airedale Terrier fica em torno dos 20 kg.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog