Afghan Hound                                   Voltar ao PetShare



Afghan Hound é um cão de aparência nobre, muito elegante, forte, de expressão oriental e imponente. Pelas formas extraordinariamente elegantes, os lebréis (galgos) foram durante séculos companheiros de príncipes e soberanos.



História da raça Afghan Hound

Como o próprio nome da raça sugere, o Afghan Hound é um lebrel de origem afegã, descoberto pelo mundo ocidental no século XIX. Seu passado mais remoto, entretanto, é pouco conhecido. As especulações sobre a origem da raça são muitas, e alguns acreditam que o Afghan Hound já existia no Egito há milhares de anos. Originalmente utilizado para a caça, os afghan hounds são versáteis, rápidos e muito ágeis.
Em seu país de origem, o Afghan Hound existe em três variedades: a de pelo curto, a de pelo em franjas e a de pelo longo e espesso, considerado o verdadeiro cão afegão das montanhas. Os tipos que podem-se encontrar perto da fronteira norte-oriental, isto é, perto do Irã, são de estatura alta e revelam claramente o seu parentesco com o Lebrel Persa (Saluki), de tipo dominante. O mesmo pode-se dizer do tipo das planícies baixas, mais curto, quase rechonchudo, talvez formado pelo cruzamento com pastores locais.
Como ambos os tipos fundamentais cumpriam tarefas distintas, também a sua constituição morfológica os distingue claramente. O afegão de franjas (tipo Saluki) vive nos desertos e estepes, corre grandes distâncias e possui um corpo mais alongado e membros posteriores um tanto retos, é um trotador típico.
O afegão da montanha é de estatura um pouco menor, o que lhe permite movimentar-se melhor sobre rochas, de dorso mais curto e membros posteriores muito angulados, sobre os quais se apoia para saltarvertiginosamente, é um típico galopador. Há ainda uma variedade mais, um tipo intermediário entre o Tazi Persa e o Tazi Afegão. o raríssimo Taigan Kirsghiz russo.
Os primeiros exemplares de Afghan Hound chegaram na Inglaterra no início do século 20, e um exemplar em específico, chamado Zardin, venceu de forma espetacular na exposição de 1907, realizada no Crystal Palace, em Londres. Ainda hoje é um glamuroso cão de exposição que deve combinar sua característica força e dignidade com uma longuíssima e sedosa pelagem, assim como uma certa expressão oriental.
Além de excepcional caçador, capaz de perseguir a presa se lhe for dada a oportunidade, o cão da raça Afghan Hound demonstra claramente, ainda hoje, o seu instinto e aptidão para o rebanho, sinal evidente de que corre por suas veias abundante sangue de pastor.
No cinema e na TV os cães da raça Afghan Hound também obtiveram seu espaço ao longo da história. Personagens caninos da raça estiveram em cena em vários filmes da Disney , como A Dama e o Vagabundo 2, 101 Dálmatas, 102 Dálmatas, entre outras produções cinematográficas como na comédia Marmaduke, de 2010. A raça também ficou conhecida após o anúncio da equipe de um cientista coreano que obteve com sucesso o primeiro clone canino, um Afghan Hound chamado Snuppy. Mesmo após controvérsias sobre os estudos realizados pela equipe, Snuppy foi reconhecido como o primeiro cão clonado da história.

Temperamento da Raça Afghan Hound

Os cães da raça Afghan Hound são conhecidos por, muitas vezes, mostrarem-se distantes e até mesmo teimosos. No entanto, o Afghan Hound apresenta baixo nível de dominância, pode ser adestrado e é um cão sociável. Em geral, é desconfiado e reservado com estranhos, sem ser agressivo. É um cachorro que precisa de um dono que saiba liderar e disciplinar, de maneira calma e gentil, sem agressividade. Responde melhor aos adultos, ou crianças mais velhas, e podem se mostrar desobedientes com proprietários que não saibam lidar adequadamente com seu temperamento. Os exemplares da raça Afghan Hound que não podem exercitar-se adequadamente, podem tornar-se excessivamente nervosos, ou por vezes tímidos.

Descrição e Aparência da Raça Afghan Hound

Digno e indiferente, com um olhar penetrante e com uma leve ferocidade, os exemplares da raça Afghan Hound são considerados cães independentes. A raça possui uma cabeça alongada, com o stop muito leve ou inexistente, e a mordedura em tesoura ou torquês. A trufa da raça Afghan Hound é de preferência preta, ou fígado, no caso dos exemplares de pelagem mais clara.
No focinho a raça possui pelagem curta, e sobre a cabeça apresenta um lindo e característico topete. As orelhas do Afghan Hound são de inserção baixa, bem próximas à cabeça e cobertas por uma linda pelagem, longa, fina e sedosa. Seus olhos tem aparência triangular, ligeiramente inclinados para cima do canto interno para o externo. São preferencialmente escuros, mas a cor dourada é igualmente aceita de acordo com o standard da raça.
A cauda tem poucos pelos, não é muito curta, e é portada alta quando o cão está em movimento. A movimentação dos exemplares da raça Afghan Hound é elástica, suave, com alta classe e estilo. A pelagem da raça é longa, de textura fina na região das costelas, nos membros e flancos. O pelo mostra-se curto e fechado a aprtir do ombro e ao longo da sela nos exemplares adultos. As orelhas e as pernas apresentam boa pelagem, que deve desenvolver-se naturalmente. Todas as cores são aceitas.
De grande porte, os cães machos da raça Afghan Hound tem entre 68 cm e 74 cm, medidos sempre a altura da cernelha. Já a altura das fêmeas deve ficar, em média, entre os 63 cm e os 69 cm.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog