Kuvasz                                                                                              Voltar ao PetShare




Desde os tempos romanos, estes cães brancos foram utilizados como guardiões de ovelhas, pela sua pelagem se assemelhar a elas, fazendo com que não se assustem com o cão, além de ser possível diferenciar o seu fiel companheiro de um lobo faminto durante a noite.

Origem

Tanto o Kuvasz como seus companheiros pastores húngaros (Komondor, Pumi, Mudi e Puli), são cães com uma origem incerta. Acredita-se que seus antepassados ??vieram para a Hungria em 896, quando tribos magiares do Príncipe Arpad se instalaram na Puszta (estepe húngara). Alguns pesquisadores acreditam que, enquanto o cão de Komondor poderia ter exercido a função de guardião de rebanhos, os Kuvasz acompanhavam os pilotos na caça e na guerra. Outra teoria sustenta que os ancestrais da raça poderiam ter vindo com as invasões turcas do século XIII.

Comportamento

O Kuvasz é calmo, corajoso, observador, muito protetor e territorial, independente e tem uma grande iniciativa. Apesar de seu temperamento, ele gosta muito de estar na companhia de sua família, mostrando-se um cão amoroso e fiel. Ele gosta de brincar com as crianças, mas não é muito paciente para suportar suas travessuras.

Aspecto

O Kuvasz é um cão de grande porte, bem musculoso e de constituição robusta. Sua cabeça é maior do que as orelhas grandes e grossas em formato de um "V" com pontas arredondadas. A cauda, de inserção baixa, atinge o jarrete. Tem uma camada dupla de pelo branco, sendo fina na parte interna e lisa na externa, um pouco ondulada.

Cuidados específicos

Para que o Kuvasz seja um cão equilíbrado é preciso deixá-lo gastar todas as suas energias corretamente. O dono deve levá-lo diariamente, para que possa se exercitar, deixá-lo correr um pouco e, se possível, oferecer também sessões ocasionais de jogos.

Além disso, o ideal é que o cão tenha um bom jardim onde possa vagar livre. Para que o cão seja obediente e sociável quando adulto, o proprietário deve educá-lo firmemente (o que não quer dizer brutalidade) e com muita paciência, desde filhote. Por causa de sua excelente memória, a formação dele não vai ser uma tarefa difícil, desde que o cão entenda quem é o chefe da família. Quando jovem, talvez queira testar esta autoridade.

O pelo deve ser escovado regularmente para evitar a formação de nós, mas devem ser banhados tão pouco quanto possível.

Saúde

O problema mais preocupante que a raça pode sofrer é a displasia coxofemural. Alguns exemplares da raça também podem apresentar problemas de pele, neste caso, escovação diária pode limitar a incidência.


História do Kuvasz


Nomeado pela palavra turca para "guarda", o cão da raça Kuvasz apareceu na Hungria mais de 800 anos atrás. Usado como um caçador e pastor, se tornou popular na Europa como um cão policial. Atualmente, ainda atende ao pastoreio de ovelhas ao redor do mundo, mas também serve como um animal doméstico muito amável.


Características do Kuvasz


O Kuvasz é um cão muito dedicado à família, com um forte senso de independência. Protetor e fiel, este cão é conhecido por ser uma presença gentil e atenta em torno das crianças. Embora inteligente e fácil de treinar, é um cão um pouco sensível, respondendo bem a uma formação consistente, desde que aplicada de forma positiva.

O Kuvasz pode viver por até 13 anos. Os problemas de saúde mais comuns são: surdez, displasia coxofemural e problemas oculares. Sua pelagem é muito espessa e por isso requer escovação diária, especialmente durante a primavera e outono, periodos de troca de pelo.

Sendo um cão de trabalho nato, o Kuvasz precisa ser mantido ocupado. Os agricultores e pecuaristas (especialmente em climas mais frios) apreciam a dedicação e inteligência da raça. Não é o cão mais indicado para viver em um apartamento, precisa de espaço para fazer exercícios e vigorosas caminhadas diárias para manter-se fisica e mentalmente saudável.

O Kuvasz tem porte grande, robusto, bem proporcionado e tem o quadro ligeiramente mais longo do que alto, coberto por um casaco branco de espessura média-grossa. Sua cabeça é grande e tem um focinho ligeiramente afilado, olhos amendoados, orelhas pendentes em forma de V, e os lábios e nariz são negros. Seu pescoço muscular tem uma juba fofa de pelos e sua cauda é bem espessa, pendurada para baixo.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog