Komondor                                                                               Voltar ao PetShare



O Komondor é um cão astafari, seu corpo é coberto por dreadlocks brancos (que podem medir até 27 centímetros). Este traje tão eficaz serve para confundir predadores, principalmente por se passar por uma ovelha inofensiva.

Origem

Existem várias teorias sobre as origens do Komondor. Alguns acreditam que eles vieram para a Hungria em 896, quando as tribos Magyar do príncipe Arpad se estabeleceram na Puszta (estepe húngara). Outros afirmam que ele levou os mongóis quando eles invadiram o país no século XIII. De qualquer forma, este cão era, e ainda é, usado como um protetor muito eficiente dos rebanhos.

Comportamento 

O Komondor é um cão bastante calmo, corajoso, teimoso, determinado e tem um forte instinto de proteção. É muito independente e não deixa estranhos se aproximarem ou acariciá-lo. Se for bem educado, é um cão doce, carinhoso e muito paciente com as crianças.

Aspectos

O Komondor é um cão de porte grande, robusto, pesado e musculoso, camuflado por uma camada branca de cordas fortes e permanentes. Ele tem olhos escuros em forma oval e orelhas pingentes em "V". A pelagem não atinge o seu desenvolvimento ideal até que o cão complete seis anos de idade, que é quando a pelagem fica comprida e atinge o chão. A partir dos oito ou nove meses, seu pelo encaracolado alonga e engrossa, sendo então necessário moldar estes fios à mão, cobrindo todo o corpo do cachorro.

Cuidados específicos

O Komondor precisa de espaço e liberdade, não é conveniente tê-lo dentro de casa. Você pode deixá-lo do lado de fora, desde que ofereça um lugar de refúgio apropriado para os dias de calor ou de chuva. Não é aconselhável dar muitos banhos, pois seu pelo é muito difícil de secar.

É necessario levá-lo para longas caminhadas, onde possam correr livremente e gastar suas energias. O Komondor é um cão muito dominante e precisa ter um proprietario forte, calmo e firme para educá-lo com firmeza. Recomenda-se que os filhotes de Komondor sejam socializados desde cedo com outros cães e pessoas.

Saúde

O Komondor é uma raça muito resistente, mas, por ser grande, pode ser afetada por displasia coxofemural. Mais comuns são irritações de pele e infecções.


História do Komondor


Acredita-se que Komondors sejam descendentes de cães tibetanos, quando os magiares (povo nômade) vieram da Ásia por volta de 1000 dC. Existe também a possibilidade de que eles tenham vindo de Cumans (um povo nômade turco) em Cumania, onde foram encontrados ossos de cães da raça Komondor. De fato, "Komondor" significa "cão dos Cumans".

Estes cães foram vistos pela primeira vez em exposições caninas nas décadas de 1920 e aprovados pelo AKC em 1937. A partir de 2011, eles classificam-se como 154 no Registro de cão de AKC.


Características do Komondor


Apesar de sua aparência um tanto cômica, Komondors são cães fortes e bons protetores. Eles foram criados para serem utilizados como guardiões do rebanho e disputavam com adversários formidáveis??, como ursos e lobos. Eles são cães muito confiantes e precisam de um líder forte para que possam ser bons cães de família. O treinamento de obediência para cães desta raça é uma obrigação e socializá-los desde cedo é fundamental para evitar que seja um cão agressivo com humanos quando adulto.

Komondors são dedicados às suas famílias, desconfiados com estranhos e muito inteligentes. Possuir um cachorro da raça Komondor é possuir um cão independente, capaz de ferocidade, mas também de oferecer muito amor.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog