Ibizan Hound                                                                   Voltar ao PetShare


O Ibizan Hound é originário das ilhas Mallorca, Ibiza, Menorca e Formentera. Acredita-se que os seus antepassados ??foram trazidos para as ilhas pelos fenícios, cartagineses e, possivelmente, pelos romanos. É uma das raças caninas mais antigas que existem, nas tumbas dos faraós, há indícios de que nessa época havia um cão com características muito semelhantes. Atualmente a raça é utilizada para a caça sem armas de coelhos e lebres.

Comportamento

O Ibizan Hound é um cão muito inteligente, astuto, de temperamento equilibrado e um grande companheiro. É muito independente e não gosta de mimos. É obediente, mas precisa ser educado desde filhote, já que é um cão de idéias fixas e bastante voluntarioso.

Aspectos

O Ibizan Hound é um cão ágil, robusto e resistente ao mesmo tempo. Tem uma cabeça longa e estreita e orelhas grandes, rígidas e alongadas em forma de diamante. Suas pernas são longas e fortes. Sua cauda é de implantação baixa e longa. Existem três variedades da raça: de pelo liso (resistente e brilhante), de pelo duro (áspero e bem grosso) e de pelo longo (mais suave).

Cuidados específicos

O Ibizan Hound precisa fazer muito exercício para se manter em forma e feliz.
Esta raça tende a contrair enfermidades de pele, por isso é recomendado mantê-los sempre muito limpos e escovar o pelo com frequência.
Durante os passeios é recomendado mantê-lo preso na coleira, pois seu instinto de caçador o fará sair correndo atrás de qualquer presa possível.

Saúde

O Ibizan Hound é uma raça muito forte, mas pode sofrer problemas de pele.


História do Ibizan Hound


Com seus antepassados procedentes do Antigo Egito, não existem muitos dados a respeito deles. O atual Ibizan Hound tem as mesmas características do cão do Oriente Médio que deram ao Faraó. As origens desta raça remontam cerca de 5.000 anos atrás, quando apareceu representado com muita frequência na antiga arte em papiro, rochas e pedras, assim como em túmulos e pirâmides. Diz-se que as descobertas de ossos datam do Período Dinástico e inicialmente mostram que estes cães datam de 4770 aC.

Retrocedendo ainda mais no tempo, algumas pinturas rupestres encontradas nas paredes das cavernas Tassili, situadas no Hoggar, Argélia, tendo cerca de 8.000 anos, mostram imagens de caçadores transportando lanças e acompanhados por cães. Os cães destas pinturas parecem ser treinados para perseguir, e, possivelmente, encurralar ovelhas, cabras. Os cães representados nas imagens são esbeltos, ágeis e tem orelhas em pé.

Uma descoberta particularmente interessante é o prato Golenischeff, um prato côncavo datado por volta de 3100 aC, que foi encontrado em um lugar chamado Nagada. Esta peça mostra três Harriers na coleira, todos com orelhas em pé e um corpo alto e esguio, então, sem dúvida, são semelhantes aos cães da raça Ibizan Hound que conhecemos hoje.

Há evidências de que no antigo Egito este tipo de cães foi usado para caçar lebres, gazelas, antílopes e cabras. Também é fascinante a descoberta de que no antigo Egito não só as pessoas eram mumificadas, mas também os cães. Foram descobertas múmias de cães com uma altura na cernelha de 22 cm. A mumificação assegurava que poderiam voltar a viver posteriormente.


Características do Ibizan Hound


O Ibizan Hound é um cão alto, de constituição física estreita, é um caçador muito ágil e incansável. Além de ser um excelente caçador, pode capturar as presas e entregá-las nas mãos de seu dono.

Suas pernas dianteiras são longas e retas, os metacarpos têm um bom comprimento e os pés têm os dedos bem arqueados com almofadas grossas e unhas bem claras. Nesta raça, as patas dianteiras podem ser ligeiramente viradas para fora. Ao contrário de outras raças, o Ibizan Hound deve haver certa distância entre o peito e cotovelos. As pernas traseiras são longas, fortes, retas e enxutas. Não deve haver dígitos vestigiais nas patas traseiras.

O crânio é longo, fino e liso, com occipital proeminente. Entre os olhos a depressão frontal não é bem definida e o focinho é ligeiramente convexo. O comprimento do focinho, do nariz até os olhos, é igual desde os olhos até o occipital.

O nariz tem cor carne, que tende a se harmonizar com a cor da pelagem, sobressai a frente dos incisivos, perfeitamente perpendiculares e brancos. Os olhos expressivos são de cor âmbar claro, em forma de amêndoa e não são proeminentes ou arredondados. O padrão desta raça descreve a cor dos olhos, como "entre âmbar claro e caramelo". O aro dos olhos podem ser totalmente ou parcialmente pigmentado.

O Ibizan Hound tem características orelhas grandes, duras e finas. Quando o cão está em alerta, ao olhar para o seu perfil, as orelhas são eretas, criando uma linha contínua com o arco que forma o pescoço. A base da orelha está na mesma dos olhos. As orelhas, que são muito móveis, podem apontar para a frente, para os lados ou dobrar para trás, dependendo do humor do cão. No entanto, nunca devem cair ou serem dobradas ou amassadas.

A cauda é longa, fina, de inserção baixa, e atinge abaixo do jarrete. Se passar pelo flanco, atinge a coluna vertebral. Se o animal está excitado, pode manter a cauda levantada, mas nunca deve ser enrolada ou caída sobre o dorso. O padrão AKC descreve a cauda como "portada em forma de foice, anel ou espada, dependendo do humor e de cada cão".

A cor deve ser sempre branco, castanho ou marrom, como uma única cor ou uma combinação destas. O padrão refere-se simplesmente branco ou vermelho, mas pode variar entre uma tonalidade clara, vermelha, vermelho-amarelado (fulvo) para um vermelho intenso, quer como uma cor única ou formando combinações.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog