Dandie Dinmont Terrier                                  Voltar ao PetShare



O Dandie Dinmont Terrier é um cão jovial, que ama diversão e que traz atitude e coragem para o ambiente doméstico. Ótimos com crianças que os respeitem e afeiçoados aos membros de sua família, eles também são protetores e leais. Tendo latidos super eficientes e incrivelmente altos, o Dandie Dinmont Terrier se faz um excelente alarme contra roubos.



Origem

Famoso por caçar lontras e texugos, além de coelhos e pequenos predadores, o Dandie Dinmont Terrier ganhou seu nome em homenagem a um espirituoso fazendeiro chamado Dandie Dinmont, de um livro de Sir Walter Scott, Guy Mannering. Essa raça é original da fronteira entre a Inglaterra e a Escócia, descendente de uma mistura entre resistentes Terriers locais, possivelmente tendo sangue do Skye Terrier, Basset Hound Terrier e do Bedlington Terrier, entre vários outros, e pode ser considerada uma raça definida desde o século XVII.



Comportamento

Apesar de essa ser uma raça fácil de ser treinada e ansiosa para satisfazer as vontades de seus donos, o Dandie Dinmont Terrier pode ser ligeiramente teimoso no começo. Passando por isso, uma vez que eles conseguirem pegar o jeito das coisas eles podem ser facilmente treinados. Quando são propriamente socializados, com paciência e cuidado, o Dandie Dinmont Terrier pode se relacionar bem com outros cães e até mesmo gatos.

Os cães da raça Dandie Dinmont Terrier são cães amigáveis, leais e brincalhões, que apesar de serem muito mais apreciados como cães de caça e cães de companhia, por seus latidos surpreendentemente altos eles também podem se tornar – com o treinamento correto – excelentes cães de guarda, sendo bastante alertas. Esses cães são cheios de energia, o que os torna sempre aptos para o trabalho, uma característica que é comum aos cães Terrier. Além disso, essa raça é muito inteligente, determinada e persistente, sendo também um bocado independente, apesar de ser um cão bastante sensível e afetuoso com sua família, se dando bem com as crianças quando elas o respeitam e não o tratam como se fosse um brinquedo.



Aspecto

Essa raça possui um contorno quadrado e baixo, coberto por uma pelagem moderadamente longa, que é uma mistura entre pelos sedosos e pelos duros, o que garante sua aparência única e exótica. Sua cabeça é larga, bastante grande e forte, além de ser recoberta por um pelo extremamente macio e sedoso. Para cães que participam de concursos e exposições caninas, essa região merece um cuidado especial na hora das escovações, pois o Dandie Dinmont Terrier possui um topete muito característico. Seu focinho é forte e alto, com uma trufa escura, geralmente preta. Os seus olhos são grandes e redondos, de um tom avelã, bastante afastados entre si, com uma expressão animada, bastante inteligente e sensata. Suas orelhas são inseridas baixas, pendendo ao lado de sua cabeça, rente às bochechas e sua cor deve condizer com a cor de sua pelagem – orelhas escuras quando o cão tem o pelo pimenta e mostarda escura quando o cão possui o pelo mostarda –, suas orelhas são largas na base, afinando até a ponta, que chega a ser quase pontuda, num típico formato de “V”.

O Dandie Dinmont Terrier possui um corpo longo e baixo, com o seu peito sendo bem desenvolvido e suas costas baixas, seguindo o nível de seus ombro, o que lhe dão grande semelhança ao corpo de uma doninha. As costelas são bastante arqueadas e sua linha superior é bem musculosa, assim como os seus membros, que são bastante curtos e arredondados, com os seus membros posteriores sendo um pouco mais longos que os anteriores. A estrutura óssea dessa raça é bastante forte, dando apoio para o seu pescoço que é bem desenvolvido e muito musculoso e forte, dando um grande poder para eles. A cauda desses cães é muito curta, chegando a ter no máximo 25 cm, sendo bastante grossa na base, mantendo essa espessura até aproximadamente 10 cm de comprimento e então começando a se afinar. Sua cauda não pode ser torta nem se apresentar enrolada por nenhum motivo, apesar de poder ter uma ligeira curvatura que faz lembrar uma cimitarra. Quando está em repouso, a sua cauda fica um pouco acima de sua linha superior, de uma forma alegre.



Cuidados específicos

O Dandie Dinmont Terrier precisa de escovações regulares, principalmente os que participam de eventos caninos e, pelo comprimento semi longo de sua pelagem, eles precisam de uma tosa ocasional, feita sempre por um profissional capacitado.



Saúde

Um Dandie Dinmont Terrier pode chegar a viver até 16 anos, com relativamente poucos problemas genéticos; apesar disso, alguns deles podem desenvolver hipotiroidismo e glaucoma. Devido ao seu formato, alguns exemplares dessa raça podem desenvolver problemas de coluna, especialmente se não são manuseados com o devido cuidado ou se eles são alimentados demais, gerando sobrepeso que acarretaria em um excesso de peso para suas costas sustentarem.


História do Dandie Dinmont Terrier


O Dandie Dinmont Terrier é uma raça que é conhecida desde meados do século XVIII. Os cães que lhe deram origem provavelmente foram vários e existe certa especulação sobre o assunto, apesar de concordarem que a raça foi criada a partir do cruzamento de pelo menos dois Terriers que habitavam a região entre Inglaterra e Escócia entre os séculos XVII e XVIII.

O nome do Dandie Dinmont Terrier é baseado em um personagem fazendeiro do romance histórico de Sir Walter Scott, um caçador e fazendeiro que possuía uma pequena matilha de Terriers. Essa raça possui um passado onde era conhecido por ser um temível caçador de ratos e que agora é conhecido por ser um ótimo cão de companhia, usando seus latidos impressionantes para avisar de qualquer invasor em sua casa. Apesar disso, essa raça continua sendo rara no território francês.




Características do Dandie Dinmont Terrier


O Dandie Dinmont Terrier é um cão com uma aparência única, que possui uma mistura de pelos lisos e duros que lhe dão uma aparência exótica muito apreciada. Os pelos lisos se apresentam principalmente em sua cabeça, onde eles possuem um topete de pelos lisos e sedosos, que requerem escovações diárias. Esse pelo também aparece nas pontas de suas orelhas, que combinados com seu corpo longo e de membros curtos, que se parecem com o de uma doninha, lhe dando uma aparência única.

Como um típico Terrier, o Dandie Dinmont Terrier é um cão que possui energia de sobra e que apesar de poder apresentar traços de teimosia, é um cão relativamente fácil de ser treinado, podendo cumprir muito bem o papel de um cão de alerta para invasões de ladrões, por exemplo, pois possuem um latido incrivelmente forte e alto para seu tamanho.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog