Dálmata                                                                   Voltar ao PetShare



O Dálmata se tornou famoso no mundo inteiro graças ao filme da Disney “101 Dálmatas”, de 1961. Para realizar um filme tão grande, diz-se que a Walt Disney e seus colaboradores observaram e filmaram Dálmatas de uma incubadora em Paris e depois representaram os Dálmatas na tela com a maior precisão possível.

Origem

As origens do Dálmata geraram uma considerável controvérsia, mas o que pode-se dizer é que, por séculos, surgiram várias representações pictóricas de cães brancos malhados com pintas pretas, que podem ser os tão procurados ancestrais da raça. No final do século XVII, o Dálmata foi lançado na Inglaterra e rapidamente cocheiros começaram a usar estes cães como cães de guarda em suas viagens. No meio do caminho, enquanto os viajantes passavam as noites em pousadas, os cães ficavam instalados dentro dos carros, tomando conta da bagagem.

A partir do século XIX, os Dálmatas não eram mais usados pelos cocheiros e se tornaram uma das raças de companhia mais queridas pela nobreza.

Comportamento

O Dálmata é teimoso, independente, simpático e palhaço. Apesar da fama de rebelde, este é um cão com uma grande capacidade de adaptação e aprendizagem. Como uma criança que tem de ser educada com firmeza, pois é fácil adotar maus hábitos e, em seguida, torna-se difícil voltar ao comportamento correto. O Dálmata gosta de correr, saltar, brincar e sentir a presença e o carinho de seus donos. Com as crianças, é muito doce e perfeitamente adequado para os seus jogos e brincadeiras.

Aspecto

Dentre as principais características do Dálmata está seu casaco branco salpicado com manchas pretas ou marrons. O Dálmata é um cão bem proporcionado, musculoso e forte. Suas orelhas são inseridas altas, muito largas na base e se afinam nas extremidades. Sua cauda atinge o jarrete, forte na base, afinando gradualmente até a ponta. O pelo é curto, duro, denso, liso e brilhante.

Cuidados específicos

Manter o Dálmata não é complicado, basta apenas escová-lo regularmente e levá-lo todos os dias para passear, pois a sua energia é quase inesgotável.
O Dálmata adapta-se bem à vida em casa, mas não é recomendado deixá-los dormirem na parte externa no inverno, sem aquecimento, pois seu pelo é muito curto e não é suficiente para protegê-lo do frio.

Saúde

O maior problema que pode afetar o Dálmata é a surdez. A raça também pode ser afetada por problemas de pele ou pedras nos rins.


História do Dálmata


Embora se saiba que esta é uma raça muito antiga, as suas origens exatas ainda são, de algum modo, um mistério. Podemos encontrar evidências sobre a existência de cães do tipo Dálmata em objetos de algumas civilizações antigas, como, por exemplo, foram descobertos desenhos de cães com manchas nas paredes das cavernas e túmulos egípcios.

Estes desenhos ilustram cenas com os cachorros correndo ao lado de carruagens puxadas por cavalos. Alguns historiadores afirmam que, de fato, a origem da raça seja o antigo Egito, mas há também aqueles que acreditam que é na região antes conhecida como Iugoslávia (hoje território dos países Sérvia e Montenegro) onde estão as raízes deste cão e que foi um homem chamado Yuri que criou a raça.

Os cães eram conhecidos pelo nome de "Dalmatins" ou "Cães turcos", mas ainda não há descrição precisa sobre esses cães. Para confundir ainda mais as coisas, há uma província fronteira com o Mar Adriático chamada Dalmácia, e este nome muitas vezes é o que leva as pessoas a pensarem que este é o lugar de origem do Dálmata, embora não haja nenhuma evidência para apoiar esta hipótese.

Uma cena constante na história do Dalmatian é a sua associação com os cavalos, a partir de desenhos rupestres de obras de arte dos séculos XVII e XVIII, que mostram os cães quase sempre ao lado de equinos. Além de seus pontos marcantes, foi a sua afinidade com cavalos que fizeram estes cães se tornarem muito populares entre os viajantes ciganos. Estes cães com manchas poderiam ser vistos em toda a Europa e, provavelmente, chegaram a muitas áreas por meio da migração destes ciganos, de modo que se torna muito difícil elucidar onde exatamente eles apareceram primeiro.


Características do Dálmata


Vamos começar com os pontos mais óbvios: o Dálmata é uma das raças mais populares e a razão, naturalmente, são suas manchas. De um ponto de vista puramente estético, as manchas são o que fazem um Dálmata ser um Dálmata. Embora sejam consideradas marcas de beleza deste cão, não estão longe de ser a mais importante característica física da raça.

O cachorro de raça Dálmata é de porte médio e tem um corpo atlético. Um Dálmata em boa forma é sempre uma coisa bonita de se ver, com linhas puras e limpas. Lembre-se que o Dálmata inicialmente foi concebido como uma raça de trabalho, e o fato de que eles não são usados para executar essas tarefas não envolve nenhuma desculpa para que os cães sejam obesos.

Em geral, é um cão equilibrado e bem proporcionado. Estas são características essenciais para um cão Dálmata, que precisa gastar toda a sua energia de forma eficiente para manter sua saúde e máxima resistência física.

O Dálmata é uma raça de pelo curto (embora se saiba que há Dálmatas com pelo longo). A pelagem deve ser suave e, considerando que não precisa de cuidados muito complicados em sua rotina, o proprietário em potencial deve saber que esta raça troca bastante de pelos.

Pelos brancos em seu suéter preto, pelos pretos em seu sofá branco. Este é um pequeno inconveniente em comparação com toda a alegria que este cão pode proporcionar ao seu dono, mas é algo que, no entanto, deve ser levado em conta. Os pelos que estão soltos podem ser removidos apenas com escovação regular.

Junto com o cão exuberante vem uma cauda que demonstra toda a sua constante euforia, por isso tenha cuidado com objetos que podem se quebrar. Você ficaria surpreso com o quão rápido um Dálmata pode deixar uma prateleira vazia apenas abanando sua cauda, que não para de se mover demonstrando o quanto está feliz, por isso tenha cuidado e mantenha tudo sempre fora do alcance do seu cão Dálmata.

  Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog