Dachshund                                                                Voltar ao PetShare



Origem

Na Idade Média, os caçadores observaram as vantagens do cão Basset para entrar em tocas mais estreitas. Aparentemente, o Dachshund Tekel de Pelo Curto originou-se desta raça a partir do século XIV. Entre os alemães, encontraram-se algumas raças de cães que poderiam ter sido cruzadas com o Dachshund velho para se formar como nós o conhecemos. Na Alemanha, foi usado como caçador e quando ele partiu para a Grã-Bretanha tornou-se um cão para lazer. Em 1873, o Kennel Club reconheceu oficialmente como uma raça.

Comportamento

O Dachshund Teckel de Pelo Curto é equilibrado, com uma personalidade forte. Às vezes, é teimoso e muito obstinado. É um cão muito brincalhão, com iniciativa e bastante extrovertido, mas pode estranhar certas pessoas. A raça convive muito bem com crianças e idosos. Gosta de ser mimado e recompensado e se adapta facilmente a diferentes contextos.

Aparência

Existem três variedades de Dachshund Teckel em relação ao pelo: o pelo curto, do que o pelo longo e o pelo rígido. Dentro destas três variedades, são também três possibilidades de tamanhos: Padrão, o Anão e o Kaninchen. O Dachshund Teckel é um cão alongado, com pernas compactas e curtas em relação ao corpo. Ele tem uma longa cabeça e orelhas inseridas altas que caem para trás. A cauda é longa e é implantada no prolongamento da linha superior.

Cuidados específicos

Alguns Dachshunds tendem a ganhar peso, seja por falta de exercício ou excesso de comida, então exige certa atenção para mantê-lo no peso ideal. Outra recomendação é que este cão seja educado para que saiba desde o início quem é que manda.

Saúde

O Dachshund Teckel de Pelo Curto é um cão muito vigoroso e de grande longevidade, no entanto, devido à sua constituição, a raça costuma sofrer de doença do disco intervertebral. Os problemas oculares também podem ocorrer em alguns exemplares.


História do Dachshund


Descendentes de antigos cães alemães conhecidos como Deutsche Bracken, esses pequenos cães eram chamados de cães, texugos e escavadeiras. Eventualmente, pequenos cães foram cruzados com cães tipo Terrier para dar lugar à Dachshund Teckel que conhecemos atualmente.

As antigas ilustrações e esculturas dos séculos XV, XVI e XVII nos mostram vários tipos cães Dachshund caçando texugos. Uma estátua de um antigo faraó egípcio também mostra um cão tipo Dachshund. Em cada representação mostra-se claramente as características de força, resistência, coragem e entusiasmo deste cão.


Características do Dachshund 


Dizermos que você gostaria de ter um Dachshund é como ir a uma loja de doces e dizer que quer um pouco de chocolate, sem especificar o tipo. Existem muitos tipos de chocolate e muitos tipos de Teckel. Você precisa conhecer e decidir que tipo você quer.

O Dachshund Teckel tem muitas variedades. Existem diferentes tamanhos e cores para escolher. Cada um tem suas próprias características e seu grupo de proprietários fiéis.
Basicamente, são cães com um corpo bem alongado e pernas muito curtas. Eles têm estatura pequena, mas com uma grande personalidade, e seu nariz é tão próximo do chão que algumas coisas não podem escapar de sua percepção. Na verdade, sua morfologia é a principal razão para a sua capacidade de caçar. Sua capacidade olfativa foi reconhecida pelos caçadores alemães no século XV.

O Dachshund Teckel é simplesmente o "cão certo" para muitas pessoas. É pequeno no tamanho (até mesmo o maior padrão pesa apenas 7 a 9 kg). É fácil mantê-lo em boa forma e não precisa de longas caminhadas.

Sua personalidade amigável e sociável encanta os corações de todos os que vêm a conhecer melhor a raça. Embora às vezes possa ser muito teimoso, o seu comportamento pode ser modificado facilmente por um bom dono, que saiba mudar de foco rapidamente e chamar a atenção para alguma outra atividade.

Estes cães não apresentam odores e são excepcionalmente limpos. A miniatura atinge a maturidade em torno de 12 meses de idade, enquanto que o padrão não pode ser totalmente maduro até 18 meses. Independentemente do seu tamanho ou variedade, é um cão bastante fácil de manter.

 Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog