Coton de Tulear                                                                       Voltar ao PetShare



O Coton de Tulear foi uma das raças favoritas da nobreza francesa do século XVII, mas não foi reconhecida pela FCI até 1970. O nome da raça vem da semelhança de sua pelagem com uma bola de algodão (em francês coton significa algodão). O termo Tulear foi atribuído devido a sua origem, como a raça vem da cidade de Tulear (Toliara hoje).

Origem

O Coton de Tulear é originário da cidade costeira de Toliara (Tulear), que fica a sudoeste de Madagascar. Seus antepassados, os Bichons, chegaram à ilha com as tropas francesas. Estes cães, agora extintos, foram cruzados com Malteses. Ele foi muito usado em sua terra natal como um guardião de rebanhos e então chegou à Europa, onde ele foi um cão de companhia agradável, até os anos setenta. Foi o francês contratado para elevar a raça a seu gosto, e eles são os responsáveis pela criação do padrão atual.

Comportamento

O Coton de Tulear é corajoso, alegre, impertinente, muito brincalhão e amoroso. Ele adora brincar com seus donos e com as crianças, desde que elas não o tratem como um brinquedo. A raça costuma latir muito, especialmente se o proprietário negligenciá-lo ou deixá-lo sozinho. É um cão muito inteligente.

Aparência

O corpo do Coton de Tulear é pequeno e coberto por uma fina e elevada camada de pelo felpudo. Seus membros são musculosos e os pés arredondados e pequenos. Tem orelhas de abano, inseridas no alto da cabeça e olhos redondos, escuros e bem separados. A cauda, de inserção baixa, é grossa na base e mais fina na ponta.

Cuidados específicos

Apesar de ser um cão de pequeno porte, o Coton de Tulear é robusto e forte, podendo viver feliz ao ar livre. É um cão muito ativo e aprecia ter um jardim onde possa gastar todo o excesso de energia. Se você mora em um apartamento é necessário que o leve para longas caminhadas e sessões de jogos.

?Este cão precisa receber uma educação séria e firme, especialmente se for viver dentro de casa. O proprietário deve ser capaz de acalmá-lo quando necessário e pedir-lhe para obedecer de forma apropriada.

?A pelagem da raça pode ser facilmente cuidada, basta desembaraçar os pelos com uma escova e pente, uma vez por dia é suficiente para mantê-lo saudável e brilhante. Se o cão vive no jardim, é aconselhável banhá-lo pelo menos duas vezes por mês.

Saúde

O cão Coton de Tulear é um robusto e saudável, mas existem casos de displasia do cotovelo, patela e problemas oculares.


História do Coton de Tulear


As origens exatas do Coton de Tulear ainda são desconhecidas, mas alguns acreditam que eles descendem de cães que sobreviveram a um velho navio naufragado na costa de Madagascar. Segundo a lenda, estes cães brancos e pequenos nadaram para a praia e, eventualmente, cruzaram com cães Terrier locais para criar o Coton de Tulear. No entanto, o cenário mais provável é que os seus antepassados tenham sido trazidos para Madagascar por marinheiros durante o século XV.


Características do Coton de Tulear


O comportamento do Coton de Tulear dentro de casa é sempre divertido, simpático e muito carinhoso. Todo o seu carinho e bom humor fazem dele um grande cão de companhia para os jovens e adultos. Tudo que precisa é de exercício, a atenção e o deleite ocasional para mantê-lo de bom humor. Esta raça pode vir a ser um cão de interior, mas gosta muito de brincar ao ar livre, em qualquer tipo de clima. A pelagem dura e resistente, mesmo parecendo algodão, também pode ser bastante protetora.

O Coton de Tulear pode viver até 18 anos. Esta é uma raça muito saudável, geralmente livre de problemas de saúde genéticos. O Coton de Tulear tem porte pequeno e é coberto por uma pelagem "felpuda". Seus olhos, lábios e nariz são escuros. Suas orelhas triangulares são inseridas altas, e seu corpo é ligeiramente mais longo do que alto. A cauda é alta, bastante emplumada e caída sobre o dorso. No geral, esta raça tem um olhar muito vivo e atento.

  Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog