Collie pelo longo                                                Voltar ao PetShare



O Collie de Pelo Longo deve sua popularidade ao famoso cão Lassie, que estrelou em vários filmes e séries de televisão. O personagem de Lassie foi criado pelo escritor Inglês Eric Knight, que em 1940 publicou o romance "Lassie volta para casa". Três anos mais tarde, a Metro-Goldwyn-Mayer levou para a tela a grande história de amizade, amor e coragem.

Origem

O Collie de Pelo Longo descende de cães Collies guardiões de rebanho. Estes cães pastores eram capazes de levar o gado para pastar, defendê-lo e devolvê-lo para o curral sem a presença do proprietário. Eles tinham as pernas e focinho mais curto que o Collie atual e eram preto e branco. Muitos especialistas concordam que o cruzamento com cães das raças Setter e Borzoi contribuiu para alongar as pernas e focinho, o que proporcionou uma silhueta mais magra. Em 1860 o Collie começou a participar de concursos de beleza e, em 1870, a raça foi dividida entre o Longhair Collie e Collie Shorthair, nomes em inglês para Collie de Pelo Longo e Collie de Pelo Curto, respectivamente.

Comportamento

O Collie de Pelo Longo é um cão muito sensível, acolhedor, gentil, brincalhão e muito carinhoso com as crianças. Ele é inteligente e aprende rapidamente, pode ser facilmente treinado, desde que seja feito com cuidado e paciência.

Aparência

O Collie de Pelo Longo tem uma figura muito harmoniosa e bem proporcionada. Sua cabeça é triangular, com focinho longo e olhos amendoados. Tem orelhas pequenas com a ponta curvada para frente e um pescoço forte, coberto por um grande e longo colar de pelo. A pelagem é lisa e dura e o subpelo é macio e abundante. Cada federação apoia algumas cores, a FCI aceita com pelo sable e branco, tricolor e azul merle, enquanto o AKC reconhece estes três e também o branco.

Cuidados específicos

Embora possa parecer, o Collie de Pelo Longo não é um mero enfeite, se adapta bem à vida interior, mas prefere viver em espaços abertos, onde possa se exercitar e descarregar toda a sua energia. Este cão precisa ser ensinado desde filhote a não latir, pois os cães desta raça costumam ser muito barulhentos.

Seu bonito pelo requer escovação regular, duas vezes por semana é o suficiente. Recomenda-se o uso de uma escova de cerdas e escovar sempre na direção do pelo e nas costas.
Os dentes também precisam de cuidados contínuos, mas podem cair em uma idade precoce. É aconselhável escová-los com frequência e incentivar sempre a mastigação para mantê-los saudáveis.

Saúde

O Collie de Pelo Longo é, no geral, bastante saudável, mas a raça é propensa a sofrer problemas nos olhos e na pele. Todos os filhotes menores de um ano podem apresentar displasia do cotovelo.


História do Collie pelo longo


A história do Collie não é tão clara, talvez porque, quando surgiu e se popularizou, era uma raça tão comum que poucos escritores da época se preocuparam em descrevê-lo. Em 1570, o Dr. John Caius escreveu sobre um cão pastor que hoje é o que conhecemos como Collie: "O nosso cão pastor não é grande ou enorme, e seu tamanho é irrelevante, pois não tem que enfrentar os lobos sedentos de sangue, porque já não há qualquer na Inglaterra”.

O Collie de Pelo Longo é basicamente um cão da família: ele ama conviver com as pessoas e as pessoas gostam de conviver com ele. Descendente de cães pastores e criados como animais de fazenda, têm um instinto nato para proteger a casa e, particularmente, as crianças da família.


Características do Collie pelo longo


O Collie de Pelo Longo é um cão muito vivo e ativo, na maior parte do tempo se mostra bastante equilibrado, porém às vezes pode ser ansioso e tímido. Suave, sensível e fiel, esta raça é excelente como cão de companhia.

Este cão pode se mostrar bastante desconfiado com desconhecidos, mas nunca agressivo. Sua educação deve ser conduzida de forma firme, mas suave. O Collie de Pelo Longo adapta-se à vida dentro de casa e em cidades, mas precisa de um jardim e espaço para que possam se exercitar.

 Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog