Chesapeake Bay Retriever                                                         Voltar ao PetShare


O Chesapeake Bay Retriever é uma raça de cão pertencente ao Retriever. É principalmente um animal de estimação da família. É um excelente companheiro de caça, pois seus instintos são muito apurados e certeiros. Eles são conhecidos pelo seu amor à água e sua capacidade de nadar em lagos em temperaturas extremamente frias para conseguirem captar sua caça.

Origem

Os ancestrais do Chesapeake Bay Retriever foram dois cães Terra Nova – conhecidos também como Newfoundland - que em 1807, vieram de um navio britânico que afundou na costa de Maryland. A tripulação foi resgatada e esses cães se adaptaram perfeitamente ao clima e território. Acredita-se que o Bay Retriever Chasepeake foi o resultado do cruzamento desses Terra Nova com um cão amarelo sem raça definida da região.

Comportamento

O Chesapeake Bay Retriever é independente, tranquilo, leal, corajoso e alegre. É muito dominante e protetor. É levemente teimoso e faz tudo no seu próprio tempo, o que significa que o proprietário tem de ser muito paciente quando se trata de educar e treinar. Ele ama a água e não hesita em entrar em lagos, piscinas e riachos quando vê a oportunidade de fazê-lo.

Aspecto

Esta raça tem orelhas relativamente pequenas, em relação ao tamanho do resto de seu corpo, em formato triangular que pendem sobre os lados da cabeça. Seus olhos variam entre a cor âmbar e amarelado. A cauda é de comprimento médio e é bastante espessa na base. O Chesapeake Bay Retriever tem membranas nos dedos, como pés de pato, o que os ajuda na hora de nadar.

Seu pelo é curto e ligeiramente ondulado. O pelo dessa raça é oleoso, que permite que o cão se seque mais rápido e o permite nadar em águas mais frias do que outras raças. As cores do Chesapeake Bay Retriever incluem castanho claro, vermelho, marrom e juncos, às vezes, vemos pequenas manchas brancas no peito, dedos e também sobre a sua barriga.

Cuidados específicos

Tenha em mente que o Chesapeake Bay Retriever tem pele e pelos oleosa, por isso, se ele dormir sobre um tapete ou sofá vai deixar uma mancha como uma lembrança.
Não é um cão para passar o dia todo dentro de casa, precisa de muito espaço e ar livre para se exercitar, mas gosta de ficar junto com a família.

É importante começar a educar o Chesapeake desde pequeno, já que os machos durante o crescimento gostam de provar sua autoridade. É necessário sociabilizar o animal desde cedo, ainda em fase de crescimento, com diferentes pessoas e outros animais de estimação.

Saúde

A raça do Chesapeake Bay Retriever é sujeita a uma série de doenças hereditárias, como displasia da anca, atrofia progressiva da retina, doença de von Willebrand tipo 3, catarata e alopecia regional.


História do Chesapeake Bay Retriever


Um navio Inglês naufragou na costa de Maryland, no inverno de 1807. Todo mundo foi resgatado com sucesso, incluindo dois cães Terra Nova, o macho de cor vermelha escura chamado Saylor e uma fêmea preta chamada Canton, que foram dados a uma família de amantes de cães. Muitos retrievers locais foram cruzados com Saylor e Canton. Vemos nesta raça, as habilidades excepcionais do retriever, o entusiasmo da Terra Nova, combinada com todas estas raças o amor pela água e os pés palmados do Terra Nova.

O Chesapeake Bay Retriever recebeu algumas habilidades maravilhosas de seus antepassados. Alguns dos talentos que vemos é a caça, guarda e, mais recentemente, a obediência competitiva, campo desportivo e schutzhund - palavra de origem alemã que significa “cão de proteção”. Refere-se a um esporte que objetiva-se a desenvolver e avaliar características em cães que os tornem companheiros mais úteis e felizes para seus donos. Em 1964, foi declarado o cão oficial de Maryland e hoje em dia é o mascote da Universidade de Maryland, Baltimore.


Características do Chesapeake Bay Retriever


O Chesapeake Bay Retriever é uma raça muito valorizada por sua disposição alegre e feliz, inteligência e bom senso. É calmo, carinhoso e protetor da natureza. Alguns deles podem ser bastante vocais quando estão felizes, o que significa que podem latir – e muito – se estão demasiadamente alegre. Alguns Chesapeake Bay Retrievers até “sorriem”, vão mostrando os seus dentes pela frente num sorriso peculiar – não significando uma ameaça, mas sim um sinal de alegria ou de submissão.

Esta raça tem uma paixão pela água. Eles amam nadar, recuperar objetos e até caçam debaixo d´água, inclusive em lagos congelados durante o inverno.

  Voltar ao PetShare


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog