Cavalier King Charles Spaniel                                                         Voltar ao PetShare



O Cavalier King Charles Spaniel é um cachorro que se dá bem com todos, inclusive com outros cães e até mesmo com gatos. São pacientes e brincalhões, carinhosos sem serem ciumentos e, por isso, são ótimos companheiros para crianças. Eles também costumam fazer uma ótima impressão com estranhos, embora em alguns casos sejam um pouco tímidos em um primeiro momento.

Fãs de atividades como correr atrás de carros e em espaços abertos, os Cavalier King Charles Spaniel adoram atenção e carinho, retribuindo para seus donos todo o amor recebido. Por serem muito amigáveis, não são indicados para ter como cão de guarda.

Comumente confundido com a King Charles Spaniel, o Cavalier deve seu nome ao rei da Inglaterra Charles II (1630 – 1685), obcecado pelos Spaniel e visto acompanhado de seus cães em todos os momentos, inclusive na hora de dormir. Na época, ele chegou até mesmo a publicar um edital especial, permitindo que os cachorros tivessem acesso a todo e qualquer lugar público de seu reino.

Origem

A partir do Renascimento, os Spaniels (entre eles os que deram origem ao Cavalier King Charles Spaniel), fizeram muito sucesso entre a população da alta sociedade. Os Cavaliers tiveram uma vida privilegiada, tendo em vista que os aristocratas ingleses se apaixonaram por raças como a sua, além de outras como Pug, Spaniel Japonês e Pequinês. Com isso, foi inevitável que fossem cruzados com as três outras raças, dando origem, assim, ao Cavalier King Charles Spaniel.

Em diversas pinturas do século XVII é possível ver esses elegantes cães sentados no colo de príncipes e princesas, mas com o passar dos anos e a mistura com outras raças, os exemplares começaram a se diferenciar demais dos originais. Com isso, no ano de 1920 procurou-se recuperar seus aspectos originais (focinho alongado, crânio achatado, entre outros), em 1928 os resultados foram satisfatórios e os cães voltaram ao padrão da raça. Apesar disso, a raça só foi reconhecida pela AKC (American Kennel Club) em 1996.

Comportamento

O Cavalier King é bastante sociável, tem boa memória e compreende rapidamente as ordens que lhe são dadas. Gosta muito de estar na companhia de seus donos e não lida bem com períodos grandes de solidão. Se dá muito bem com as crianças, especialmente quando elas o tornam parte de alguma brincadeira e o tratam com respeito. É o cão ideal para ficar abraçado no sofá enquanto assiste a um filme, para jogar bola no quintal ou brincar pela casa.

Por serem cães tão sociáveis, eles necessitam de carinho e atenção das pessoas, não os ignore ou deixe sozinhos por muito tempo, eles tendem a ficar deprimidos, solitários e algumas vezes até mesmo malucos.

Aspecto

O crânio do Cavalier King Charles Spaniel é praticamente plano, proporcional ao seu corpo e seus olhos são grandes, escuros e bem separados. Suas orelhas são largas, altas e cheias de pelagem e o rabo tem tamanho proporcional ao seu corpo, não ficando muito alto em relação a ele. Seus ombros são inclinados e retos, assim como suas patas, e seu pescoço é longo. O pelo da raça é comprido e sedoso, e a cor do animal pode variar em quatro tipos.

Cuidados específicos

É importante tomar cuidado para que o cão desta raça não fique solitário por muito tempo, pois pode tornar-se mais nervoso e latir muito, além de ficar depressivo. Por ter uma pelagem vasta e comprida, é indicado que sejam verificadas as patas e orelhas do cão com frequência para comprovar que não há nada preso ou acumulado nestas partes. É bom escová-los diariamente para evitar nós nos pelos e aparar os pelos em algumas partes para manter a sua higiene.

Saúde

O Cavalier King tem uma saúde bastante resistente a doenças caninas mais graves, e as partes do corpo do cão que necessitam de maior atenção são olhos, ouvidos e pele. Doenças na válvula mitral e displasia coxofemural também podem ocorrer nessa raça, mas são mais raras.


História do Cavalier King Charles Spaniel


O encantador Cavalier King Charles Spaniel pode seguir as pistas de seus ancestrais até chegar aos pequenos spaniel miniatura, que são vistos em muitos quadros do século XVI ao XVIII. Esses cães eram os favoritos da realeza e da nobreza daquela época, e por isso eram retratados juntos de seus donos e seus filhos, criando deliciosos quadros familiares. O primeiro quadro em que a raça aparece na Inglaterra é um da rainha María I Tudor, com seu marido, o rei Felipe II da Espanha, com um casal de pequenos spaniel aos seus pés. Esse quadro foi pintado em 1554 por Antonio Moro. Artistas muito importantes como Tiziano, Van Dyck, Stubbs, Gainsborough e Reynolds retrataram cãezinhos de aspecto similar, que tinham a cabeça plana e orelhas bem altas.

Nos tempos da dinastia Tudor esses pequenos spaniel foram mascotes muito populares para as damas e durante a dinastia Estuardo eles receberam, de fato, o nome de King Charles Spaniels. O rei Carlos I estava acompanhado por um pequeno spaniel quando se fez forte no castelo de Carisbrook. Apesar disso, foi por Carlos II que a raça recebeu esse nome. Carlos II foi um grande aficionado por esses cães e quase sempre era visto com um deles caminhando ao seu lado, tanto que o famoso cronista Samuel Pepys fez muitas referências a esses cães, preocupado porque o rei passava todo o tempo com eles em vez de se ocupar em desempenhar as funções próprias de seu título.

A raça voltou a ganhar popularidade nos primeiros anos do século XIX, sendo os cães de companhia do duque de Marlborough em suas caças. Esses eram um pouco maiores que os Cavalier King Charles Spaniel que conhecemos hoje em dia. Uma história interessante sobre uma das características dessa raça conta que a duquesa de Marlborough tinha uma desses spaniel como mascote e que gostava muito dela, pois lhe fazia companhia enquanto seu marido estava na guerra. Quando ela ficava muito nervosa, tinha o costume de apertar o polegar sobre a cabeça da mascote, enquanto esperava noticias de seu Mario. Quando a cachorrinha teve filhotes, a história diz que a cabeça de cada cachorrinho estava marcada com o polegar da duquesa. À medida que o século XIX passava, as exposições caninas se tornavam cada vez mais um passatempo popular e a raça voltou à moda.

A Primeira Guerra Mundial teve um efeito desastroso sobre os King Charles Spaniels, como também sobre várias outras raças de cães. Um cavalheiro americano chamado Roswell Eldridge chegou à Grã Bretanha em busca de um casal desses cães (na verdade ele queria renascer o interesse pela raça) e foi graças a ele que a raça conseguiu voltar aos seus padrões e ser reconhecida pelo AKC.


Características do Cavalier King Charles Spaniel


Os Cavalier King Charles Spaniel são cães de formas pequenas e proporcionais, com pelagem suave e de contornos ondulados. Sua cabeça redonda e achatada segue o tamanho de seu pequeno corpo, e seu focinho é bem desenvolvido e em formato de cone.

Tido como um cão elegante e de postura nobre, o Cavalier King Charles Spaniel pode ser das cores castanho e branco; rubi; preto, castanho e branco; ou preto e castanho.

É um cão que se adapta bem tanto a uma casa com uma família numerosa como com uma pessoa só, independente de sua idade. É uma raça que fica feliz vivendo com donos cheios de energia, que possam levá-los para passeios longos e divertidos, mas também podem ter uma vida cômoda e feliz sendo mais sedentários. Nesses casos ele deve ter como fazer exercícios e atividades para que não acabe desenvolvendo a obesidade.

O Cavalier King Charles Spaniel geralmente se adapta a qualquer estilo de vida e se acostumará com passeios curtos pelas redondezas durante a manhã, ou a um passeiro mais longo e rápido pelo parque, até mesmo a um jogo animado com bolas no quintal. Em outros períodos do dia ele ficará bastante feliz de poder ficar perto de seu dono para assistir televisão, aconchegado no sofá ou descansando em algum canto da sala de estar. É uma raça que aprecia, disfruta e realmente precisa de companhia humana para se manter saudável e feliz.

Tirando os momentos de caça, essa não é uma raça muito independente, prefere seguir um líder e desde cedo o proprietário dele deve se firmar nessa posição para eles.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog