Buldogue Inglês                                   Voltar ao PetShare



O Bulldog Inglês é um cão corajoso, muito combativo e que raramente se ouve a choramingar. De acordo com pessoas que viveram com esta raça, este é um cão muito teimoso, mas que nunca se queixa sem motivos, somente quando está com fome, com sede ou quando sente dor.

Origem

Os ancestrais do Buldogue Inglês, os Mastins, foram amplamente utilizados para fazer o gado correr antes de trazê-los para o abate, melhorando, desta forma, a qualidade da carne. Durante a Idade Média, tornou-se moda organizar combates entre touros (bulls) e estes cães, passatempo que cresceu muito ao longo dos séculos. Em 1835, o Parlamento britânico proibiu as lutas, mas a atividade não cessou completamente até o final do século XIX. Por esses anos, o Buldogue Inglês esteve prestes a desaparecer, até que a raça começou a ser padronizada.

Comportamento

O Buldogue Inglês é muito teimoso, brincalhão, vital e sensível. Sempre atento ao que está acontecendo à sua volta e vigilante com estranhos, pode se mostrar muito observador, mas não é um cão agressivo. Embora não aparente, é um animal sensível e que não suporta a brutalidade, precisando muito do amor de seus donos. É um cão amigável com as crianças e sabe dosar bem a sua força, além de também ser muito paciente. Ele tem um bom caráter, é simpático, dócil e muito atencioso.

Aparência

O Buldogue Inglês é um cão robusto, compacto, poderoso e amplo. Ele tem uma cabeça grande em relação ao corpo, onde a pele é solta e enrugada. O focinho é curto e largo e os lábios são grossos e pingentes. Suas pernas são curtas, fortes e musculosas. A cauda é curta, reta e inclinada para baixo. O pelo é sólido curto, grosso, bem tigrado, e geralmente mascarado. Esta raça também pode apresentar cores sólidas, mas brilhantes e puras, como o vermelho e suas várias tonalidades, tigrado, branco e manchado.

Cuidados específicos

Recomenda-se que o Buldogue Inglês possa fazer algum tipo de exercício para os músculos, a fim de que possa desenvolver o aumento da sua capacidade respiratória, mas ele não tolera excesso de exercício. Você deve evitar a exposição ao calor, pois esta raça não suporta bem temperaturas muito elevadas. Apesar de ser um cão robusto, o Buldogue requer muitos cuidados e higiene, os olhos e as rugas devem ser limpos diariamente.

Saúde

O Buldogue Inglês pode vir a sofrer muitas anomalias hereditárias e congênitas, incluindo fenda palatina em filhotes, displasia coxofemural, claudicação nas pernas dianteiras, entrópio e ectrópio, dermatites, estenose das narinas (obstrução) e alongamento do palato.


História do Buldogue Inglês


Com o passar do tempo, é muito comum ver como uma raça canina evolui e pode passar a ser totalmente diferente de como poderia ter sido centenas, ou até milhares de anos atrás. Este cão é considerado como uma raça suscetível a reter a morfologia e temperamento ao longo do seu processo evolutivo.

Isto é comprovado quando estudamos a história e o desenvolvimento do Buldogue. O Bulldog Inglês, conhecido simplesmente como Buldogue, mudou drasticamente desde a sua criação. Os historiadores acreditam, com alguma convicção, que a raça foi derivada de antigos cães de guerra ou outro tipo antigo de raças Mastiff. Estes cães de guerra foram muito usados pelos ingleses e tinham excelentes qualidades como cães protetores da propriedade e dos rebanhos de seus mestres.

Outros acreditam que a verdadeira origem da raça ainda não é totalmente clara, e apontam muitas lacunas em muitas das teorias mais aceitas.
Uma das teorias mais aceitas é a que aponta que o Bulldog tenha sido criado inicialmente nas ilhas britânicas, com o único propósito de promover a barragem dos touros, passatempo selvagem, extremamente popular na Inglaterra. Sua popularidade chegou a adquirir tais dimensões que se tornou o esporte nacional da Inglaterra entre os séculos XIII e XVIII.

O "Bulls Dam" foi um conhecido show que costumava ser realizado junto com o boxe, e foi apresentado em ringues e em quadras cobertas. Para fazer com que a luta fosse ainda mais uniforme, o touro era mantido indefeso, amarrado com uma corda a um anel fixo no chão. Este esporte envolvia o uso de um cão ou um grupo de cães, que eram soltos para apanhar e subjugar o touro pelas orelhas e narinas de forma turbulenta, em frente a milhares de espectadores.

O Buldogue dessa época foi criado para ser um animal forte, feroz, muito agressivo e de enorme coragem. A beleza e a formação do cão não tinham nenhuma importância para os criadores da época. O temperamento da raça ficou em um passado muito distante, pois hoje é um cão muito companheiro, leal e amoroso.


Características do Buldogue Inglês


Desde que era um cão de combate até os dias de hoje, o Buldogue Inglês já percorreu um longo caminho. Provavelmente, não há cão de raça que tenha mudado tanto de temperamento e comportamento, uma vez que foi transformado em um animal de estimação maravilhoso e muito companheiro. Este cão prospera em companhia humana e gosta verdadeiramente de estar perto de todos os tipos de pessoas.

Sua lealdade e grande afinidade com pessoas fazem com que alguns cães da raça não se adaptam bem à vida em um canil. Esta raça prefere ficar dentro de casa e morar com seus donos do que ficar no jardim, no quintal ou em um canil.

A raça é muito tolerante e conhecida por ter muita paciência com as crianças, além de adorarem a companhia de outros cães e animais. Eles se adaptam facilmente à convivência com outros animais domésticos como gatos e pássaros. Raramente lutam uns contra os outros, mas quando eventualmente acontece, pode ser algo violento.

Esta é uma raça obstinada. Eles são extremamente inteligentes, calmos e muito amorosos. Este cão não costuma ladrar muito, mas é barulhento e seu dono logo se acostuma com o seu ronco e arrotos altos.

O Buldogue Inglês é facilmente adaptado, tanto para viver em um apartamento quanto para viver no campo, com muito espaço para andar. A raça não precisa de muito exercício e se contenta com curtas caminhadas diárias. Não é uma raça muito ativa, e pessoas à procura de um cão ativo devem escolher outra raça canina. Eles são muito mais felizes enquanto descansam confortavelmente dentro de casa. Jogos de bola que duram horas definitivamente não foram feitos para eles.

Devido à sua composição, é comum que tenham dificuldades respiratórias. Isto é especialmente verdadeiro durante os dias quentes e úmidos. Nestas condições climáticas, a prática de jogos e exercícios extenuantes deve ser evitada.

A maioria das raças caninas não devem ser expostas ao calor excessivo, mas a raça Buldogue certamente vai sofrer muito mais do que a maioria. Em um dia quente, ficar dentro de casa com ar condicionado é um lugar muito melhor para eles do que o jardim, sem ter uma sombra.

O mais estranho nisso é o fato de eles gostarem muito do sol, enquanto a temperatura é fria o suficiente para se sentirem confortáveis. Os cães que são deixados fora de casa por longos períodos de tempo também são mais suscetíveis a problemas respiratórios e de pele.

Outro aspecto que os potenciais proprietários devem levar em conta é que estes cães são mordedores incorrigíveis e que este comportamento não é limitado aos cães jovens. Será importante fornecer muitos brinquedos da mastigação para mantê-los ocupados, principalmente nos períodos quando o dono não estiver em casa.

Uma duvida comum entre os proprietários é qual sexo é a melhor escolha. Na maioria das raças não costuma ter uma grande diferença. No caso do Buldogue, os machos podem ser um pouco mais amorosos. Assumindo que todas as outras características sejam iguais, a escolha é, na verdade, uma opção do proprietário.

 Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog