Braco Italiano                                                     Voltar ao PetShare




A maioria das pessoas acredita que o Braco Italiano – que também é conhecido como Pointer Italiano e Sabujo Italiano – é um dos mais antigos e clássicos cães do tipo Pointer que existem hoje. Selecionada na região norte da Península Ibérica, essa raça é conhecida desde a Idade Média, aparecendo em textos e pinturas da época, se tornando amplamente conhecida e se espalhando pela Europa no Período Renascentista.

Extremamente apreciado pela nobreza, o Braco Italiano era usado exclusivamente pela aristocracia, pois apenas eles podiam fazer jogos de caças naquela época. Criados pelas famílias Gonzaga e Medici, os filhotes de Bracco Italiano nascidos nos canis dessas famílias eram procurados por nobres e também por famílias reais.



Origem

O Braco Italiano é um cão antigo, que surgiu há muitos séculos na Itália, que era usado para caçar aves e com o passar dos anos foi se remodelando e se desenvolvendo para se tornar o cão que é conhecido hoje; de cão de caça de antigamente, passando pelo meio de redes de caça, o Braco Italiano se adaptou para a caça dos dias atuais com tiros.

Afrescos do século XIV são a prova da atemporalidade indescritível dessa raça de Pointers italianos através dos séculos, seja em relação à sua morfologia ou às suas habilidades como caçador e apontador. O Braco Italiano foi particularmente apreciado nas cortes francesas dos reis Luís XII e Francisco I.

É conhecido que a variedade branca e laranja do Braco Italiano tem origem na região de Piemonte. A variedade vinda de Piemonte possuía a constituição mais suave que a versão branca e marrom, que surgiu na Lombardia. O cão branco e laranja de Piemonte era melhor para o uso nas regiões de montanhas – graças à sua constituição mais leve. Os criadores usaram esses cães para criar uma combinação uniforme que hoje é conhecido como o Braco Italiano – que é conhecido em inglês como Italian Pointer, ou seja, Pointer Italiano.

Em 19 de fevereiro de 1949 o padrão definitivo da raça foi desenvolvido pelo Italian Kennem Club (ENCI). Esse padrão admite os dois tipos de Pointers Italianos, o tipo pesado e o tipo mais leve.



Comportamento

O Braco Italiano é um cão bastante sensível e ponderado, chegando a ser quase sério demais, mas apesar disso ele é um cão bem amigável. Por ter sido acostumado durante séculos a viver em áreas grandes e abertas, os cães dessa raça não vivem muito bem na cidade.

Apesar de ter perdido a sua popularidade para várias outras raças de Pointers que surgiram na Europa com o passar dos séculos, o Braco Italiano continua sendo uma raça bastante querida no velho continente e que aprecia muito receber todo esse carinho, principalmente de seus donos.

Além disso, os cães dessa raça são bastante adaptáveis a todos os tipos de caçada, extremamente inteligentes e fáceis de serem treinados, aprendendo com extrema facilidade novos comandos, se mostrando sempre dóceis e confiáveis.



Aspecto

Quando está em um jogo de caça, o Braco Italiano cobre o chão com um trote elegante e fluente, mantendo o seu focinho para o vento para sentir o cheiro da sua presa. Os italianos se referem ao porte perfeito para esses momentos como “parecendo que os cães estão sendo puxados pelo nariz.”.

Com uma cabeça longa e um pouco estreita, o Braco Italiano pode ter o focinho reto ou um pouco curvado e o stop sempre pouco pronunciado. Seus olhos não são profundos demais nem proeminentes demais, devendo sempre ser de cor amarela, laranja ou marrom. Suas orelhas são inseridas bem para trás na cabeça do cachorro, enrugadas na base e com um formato de pêndulo, sendo uma parte do corpo do cão particularmente sensível a qualquer tipo de toque. O focinho desses cães deve ser reto, com a trufa volumosa e um pouco saliente sobre os lábios, com uma cor levemente rosada, marrom ou cor de carne, dependendo do tom de sua pelagem.

O pescoço do Braco Italiano possui um formato similar ao de um cone e bem robusto, descendo para seu peito largo e profundo, que desce até a altura dos cotovelos. A cauda desses cães possui uma tendência a se encurvar, sendo bastante grossa na base; a cauda deve ser amputada, deixada com um tamanho entre 15 e 20 cm de distância da raiz.

A pelagem do Sabujo Italiano deve ser curta e brilhante, podendo apresentar as cores branco puro, branco com manchas marrons ou branco com manchas laranja.



Cuidados específicos

O Braco Italiano, ou Sabujo Italiano, é um cão que, por possuir orelhas grandes e pendentes precisa de bastante atenção de seus donos nessa região para evitar que os cães tenham algum tipo de infecção ali.



Saúde

Essa é uma raça bastante saudável, que não apresenta nenhum caso de doenças genéticas específicas do Braco Italiano. É importante que o dono de um cão dessa raça fique sempre atento para possíveis infecções em suas orelhas, por serem muito grandes e enrugadas.


História do Braco Italiano


Braco Italiano, Pointer Italiano e Sabujo Italiano. Todos esses nomes são usados para se referir a um dos cães mais antigos do tipo Pointer que existe atualmente. O Braco Italiano é um cão de caça de origem europeia, mais precisamente na Itália, onde era criado por famílias influentes como os Medici e Gonzaga, saindo direto dos canis deles para as cortes e famílias nobres da Europa.

Surpreendentemente existem registros sobre o Braco Italiano a partir do século V a.C. Acredita-se que o Braco Italiano surgiu do cruzamento de cães Mastiffs vindos da Mesopotâmia com alguns cães vindos do Egito, que eram notoriamente mais ágeis e leves.

Com uma excelente capacidade de se adaptar a qualquer tipo de caçada, o Sabujo Italiano começou seu trabalho como cão de caça de aves no período medieval, mas com o passar do tempo e o desenvolvimento das armas ele pode se aprimorar para se tornar hoje um excelente cão de aponte.




Características do Braco Italiano


Cães da raça Braco Italiano adoram a natureza, lugares amplos e abertos em que possam correr e se exercitar livremente. Bastante atléticos, esses cães não conseguem se adaptar a uma vida na cidade e precisam de grandes espaços para viverem.

Bastante sensível, o Braco Italiano possui um olhar amigável que torna quase impossível não ter vontade de enchê-lo de carinhos, principalmente em suas longas orelhas, que curiosamente são extremamente sensíveis ao toque e que dão uma aparência especial para esses cães.

Divididos em dois tipos – o mais leve, que teve origem na região de Piemonte e o mais pesado, que veio da Lombardia. Curiosamente a variedade de Piemonte costuma ter a pelagem branca e laranja, enquanto a variedade da Lombardia possui os pelos brancos e marrons. Ambas as variedades são consideradas Braco Italiano e aceitas igualmente no padrão oficial da raça.

   Voltar ao PetShare


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog