Akita                                                                      Voltar ao PetShare








No Japão o Akita Inu é considerado como parte do patrimônio natural nacional, assim como as gueixas e o sumô. Esta raça também é muito popular no país por ser considerada como um verdadeiro amuleto de boa sorte. O nome de “Akita” vem de uma região localizada na ilha de Honshu, e "inu" que significa "cão" em japonês; compondo o nome completo do cão Akita Inu.

Alguns historiadores apontam o surgimento da raça para cerca de quatro mil anos atrás, no entanto, os primeiros exemplos conhecidos da raça foram registrados a partir do século XV. Originalmente, este cão era classificado como de grande porte, sendo usado pelos guerreiros do Japão como cão de defesa e ataque durante muitos anos.

Durante a Segunda Guerra Mundial, um homem cruzou uma fêmea da raça Akita com um macho de Pastor Alemão, e os filhotes foram vendidos para soldados americanos. A partir disso, a raça canina batizada de Akita Americano foi criada, se popularizando de maneira bastante rápida e passando a ser comercializada em diferentes partes do mundo.

Na atualidade, as duas raças coexistem; embora, em função do lançamento do filme “Sempre ao Seu Lado” - que destaca o ator Richard Gere como protagonista e conta a conhecida história japonesa do cão Hachiko tenha aumentando muito a popularidade e o reconhecimento dos cães Akita Inu em relação ao Akita Americano.

De acordo com esta linda, antiga e real história (que virou filme e foi parar nas telonas do cinema no ano de 2009), um professor universitário se depara com o cãozinho da raça Akita Inu que caiu da caixa de transporte em que era levado para ser adotado, ocorrendo, instantaneamente, uma forte conexão entre os dois – o que faz com que o homem acabe adotando o cachorro para si.

Ao longo do tempo, a amizade especial entre os dois vai crescendo e um costume vai se criando: todas as manhãs, quando o professor sai de casa para o trabalho, o cãozinho (agora já batizado de Hachiko, ou Hachi) o segue até a estação de trem, aguardando o seu retorno no fim da tarde para que, novamente, o siga até sua casa.

No entanto, um acidente acaba ocorrendo e causa a morte do professor, deixando o cãozinho à sua espera na estação de trem. Sem saber o que havia acontecido com seu querido dono, o cão Hachiko retornou à estação de trem tidos os dias por mais de dez anos, na esperança que o professor retornasse.

Para gravar na cabeça das pessoas essa linda história e ainda homenagear o cão Hachi, o famoso escultor japonês Tern Ando construiu, em 1934, uma estátua de bronze do cachorro, que fica localizada ate hoje em frente à estação em que o animal aguardava por seu dono todos os dias, sendo considerado um ponto turístico bastante conhecido na cidade de Tóquio, no Japão.

Comportamento

O Akita Inu é dócil, ativo, independente e obediente, mas não pode ser considerado como um cão submisso. Entre as suas qualidades mais admiráveis destacam-se, certamente, adjetivos como a lealdade (remetendo, mais uma vez, a história do cão Hachiko). Carinhoso com seus tutores e extremamente fiel ao dono, o Akita é também um cão bastante companheiro.

Conforme citado anteriormente, este cão costuma ser extremamente apegado ao seu dono, e isso faz com que sempre se sinta muito desconfiado em relação à pessoas estranhas ou desconhecidas - uma característica que faz com que o Akita Inu possa ser usado como um bom cão de guarda.

Silencioso na maior parte do tempo, esse cachorro só costuma latir quando acha que algo está errado, provando que os seus dons para trabalhos e atividades que envolvem a guarda e a proteção de pessoas (ou até propriedades) são muitos. Além de ter um ótimo senso de proteção e defesa, o cachorro Akita Inu também é um animal extremamente inteligente; ocupando, inclusive, a 54ª posição no ranking das raças caninas mais espertas em todo o mundo.

Aparência

O Akita Inu tem uma estrutura corporal bastante sólida e compacta. As orelhas deste cão são pequenas, duras e arredondadas nas pontas, sendo que a sua cauda é grossa e enrolada para frente. Seus membros são fortes, poderosos e sua estrutura óssea é bem pesada. A camada externa de sua pelagem é suave e destaca uma textura um tanto quanto dura, sendo que a camada interna conta com pelos mais finos e abundantes.

A coloração da pelagem dos cães da raça pode ser de variadas aparências, incluindo tons que passam pelo branco, o cinza e até o tigrado. Essa mesma camada de pelos que pode dar um visual mais interessante e chamativo ao cão Akita é a mesma que o protege do frio – sendo este um cachorro resistente à temperaturas bastante extremas e negativas, assim como os cães da raça Husky Siberiano.

Podendo medir até 70 centímetros de altura (quando macho, já que as fêmeas da raça tendem a ser um pouco menores), o cachorro Akita Inu tem um peso que gira em torno de 50 quilos, necessitando de aproximadamente 600 gramas de ração diariamente para que se mantenha sadio e com energia.

Cuidados específicos

Embora o melhor lugar para manter este cão seja um jardim ao ar livre, o Akita é uma raça perfeitamente adaptada à vida no interior da casa, desde que possa ter de dez a vinte minutos de exercício diários. A atividade física é um fator de suma importância para os cachorros dessa raça, e a falta de movimento pode contribuir para o surgimento de problemas de saúde no Akita.

Devido à pelagem abundante da raça, é importante escovar diariamente (ou, pelo menos, semanalmente) os seus pelos para evitar a formação de nós e o acúmulo de sujeiras – que podem desencadear problemas diversos de pele como a dermatite.

Saúde

Embora o Akita Inu seja um cão forte, como é atarracado tende a desenvolver doenças como a displasia da anca, disfunção da tireóide, doenças variadas do sistema imunológico e problemas no joelho.

Contando com uma expectativa de vida que gira em torno de 12 anos, o cão desta raça específica também pode sofrer com a displasia de cotovelo, episódios de epilepsia, problemas de pele (como a dermatite) e algumas complicações oculares; como o entrópio (quando s bordas das pálpebras do animal se viram para dentro, fazendo com que os cílios do cão machuquem a retina do animal) ou a Atrofia Progressiva da Retina, um problema grave que pode levar a cegueira.


História do Akita


Criados para atuar como corajosos caçadores, os cães Akita são originários das montanhas do norte do Japão (região de Akita). Em função da sua grande popularidade – que cresceu e se espalhou por todo o mundo – estes cães provaram ser, também, muito engenhosos como cães policiais, além de serem excelentes cães puxadores de trenós.

Nos Estados Unidos, a escritora e filosofa Helen Keller, ajudou a popularizar a raça, por viajar e fazer palestras com seu fiel cão Akita chamado Kami e, após a Segunda Guerra Mundial, muitos soldados americanos trouxeram cães da raça de volta para casa com eles. No Japão, eles ainda são considerados como um grande tesouro nacional e um símbolo de boa saúde, sorte e prosperidade.

Embora a origem do Akita não seja conhecida com precisão, a sua presença como cães domesticados utilizados para caça e proteção é, de certe forma, conhecida desde a Idade da Pedra – já que, durante o reinado do imperador Jimmu (600 a.C.), muitos cães vieram da China e também da Coréia.

Em 1927, foi fundado o Akita-inu Hozonkai, que se tornou o clube de cães mais importante no Japão moderno. Duas outras organizações, que têm seus próprios registros e normas para o Akita, são Nippon-ken Hozonkai, fundada em 1928, e Akita-inu Kyokai, fundada em 1948 –sendo que o Kennel Club japonês (JKC), também conta com um registro específico e padrão da raça.

Antes de 1930, poucos dados foram gravados ou fotografados de modo que permitam obter informações sobre os primeiros exemplares da raça. No entanto, existem dois nomes que aparecem com muita frequência: Tochini-Go, que foi de propriedade do Sr. Isumi, o primeiro presidente da Akita-inu Hozonkay e Babagoma-GO, o segundo, de propriedade do Sr. Kunio Ichinoseki, da cidade de Odate.

Uma história interessante é a do Kamikaze-Go, o primeiro cão da raça Akita que chegou aos Estados Unidos. Bem antes de a raça chamar a atenção dos militares americanos durante a ocupação do Japão, após a Segunda Guerra Mundial, a escritora Hellen Keller descobriu esta magnífica raça. Cega desde o nascimento, o seu fascínio com o Akita indica a presença da raça e suas qualidades "espirituais".

Durante sua viagem ao Japão, em 1937, na qual ela deu uma palestra por 10 semanas, a escritora visitou a cidade que dá nome à raça deste cão. Sabendo que seu desejo era ter um cão Akita, um membro do departamento de polícia local deu um filhote de cachorro para ela, que levou o exemplar da raça para os Estados Unidos, em Nova York, para criá-lo como seu bichinho de estimação.

Infelizmente, o cão adoeceu e morreu naquele mesmo ano, no entanto, o seu amor pela raça não diminuiu, e, em 1939, a mesma pessoa que lhe presenteou com o primeiro filhote, lhe enviou outro cão Kenzan-Go, que viveu com ela até sua morte, em 1944 ou 1945.

Outra história de amor e afeto que fez com que a popularidade do cão Akita Inu aumentasse consideravelmente foi a do cachorrinho Hachiko. Conforme exposto ao longo da ficha do Akita, esta história real destaca um exemplar do cão que formou uma sólida amizade com um professor universitário (que o encontrou perdido em uma famosa estação de trem de Tóquio).

Cada vez mais apegado ao seu tutor, o animal costumava segui-lo até a estação de trem todos os dias, esperando o seu retorno para que fosse para casa o acompanhando. No entanto, um acidente acabou tirando a vida do professor em um dia de trabalho, fazendo com que o cão continuasse o esperando na estação de trem – ação que repetiu diariamente por cerca de dez anos, até a sua morte.

Além de mostrar a grande capacidade de afeto desta raça (que também atua, até os dias de hoje, com grande eficiência em trabalhos de guarda e defesa), esta história verdadeira também destaca o enorme senso de fidelidade que faz parte dos cachorros Akita Inu – mostrando que, além de ser um ótimo protetor, ele também é um sensacional e dócil cão de companhia.

O lançamento do filme chamado “Sempre ao Seu Lado”, no ano de 2009, também ajudou a popularizar a raça nos dias de hoje; já que o mundo fez bastante sucesso em todo o mundo tendo o ator Richard Gere como intérprete do professor universitário que encontra e cria um laço de puro amor com o cachorrinho Akita.

No entanto, no Japão a história também é considerada como uma espécie de marco, e até hoje há uma estátua especial do cãozinho Hachiko (feita em bronze pelo famoso e respeitado escultor japonês, Tern Ando, em 1934) localizada na frente da estação em que o Akita ‘original’ costumava esperar pela chegada do seu tutor no retorno de seus dias de trabalho – que já se tornou um grande ponto turístico de Tóquio.


Características do Akita


Os cães da raça Akita têm a reputação de serem caçadores muito ferozes mas, em casa, convivem bem com a família, são muito amigos, companheiros, dóceis e confiáveis e comportam-se de forma mansa e suave – podendo conviver bem até mesmo com crianças. Os Akitas não são cães do tipo que gostam de receber colo ou ficar no sofá por horas. De natureza muito ativa, seus instintos tendem a mantê-los em um permanente estado "alerta e responsivo".

O Akita é um cão nórdico, que compartilha com o Husky e com o Alaskan Malamute uma forte tendência para a independência. Embora seja obediente, não é um cão submisso. Assim como as raças citadas, o Akita Inu é um cão de trenó, que resiste fortemente aos climas gelados e tem uma grande capacidade de manter sua energia por muito tempo enquanto carrega os trenós com cargas.

Muito ligado à sua própria família, ele é naturalmente desconfiado com estranhos, mas nunca reage de forma agressiva sem motivo. Além disso, devemos reconhecer que este cão é muito dominante e não tem um convívio fácil com os outros cães. Dotado de força prodigiosa, este cão muitas vezes se impõe, mas raramente é o primeiro a atacar.

A originalidade da raça está acima na personalidade incrível e na diversidade de tarefas que podem ser executadas e isso é o que o distingue dos outros cães nórdicos. O seu peso e, acima de tudo a angulação muito reta de seus membros, representam um grande desafio e não permitem que a raça participe de corridas.

Como os Akitas são e como viver bem com eles

Akitas se dão muito bem com crianças, especialmente os que já estão acostumados a conviver com elas diariamente. Eles podem ser um pouco distantes com novas pessoas (ou crianças muito barulhentas), mas logo se adaptam as novas pessoas e situações. Os cães da raça não latem muito, mas são bastante vocais e ocasionalmente "falam".

Eles são muito inteligentes e sensíveis, tornando-se sempre excelentes cães de guarda e proteção, tanto em relação a pessoas de quem goste ou de propriedades que deva defender. Ocupando a posição de número 54 na lista que ranqueia os cachorros mais inteligentes do mundo, o Akita pode ser facilmente treinado e adestrado – sendo que, assim como a grande maioria das raças caninas, pode aprender com mais rapidez e intensidade quando os ensinamentos são iniciados ainda na fase de filhote.

Os Akitas amam estar ao ar livre para praticarem atividades físicas como caminhadas, caças, jogos ou mesmo nadar em rios e lagos e, embora possam viver bem em espaços menores, precisam ter exercícios físicos diariamente na sua vida, caso contrário, pode ter uma facilidade maior para desenvolver doenças, por exemplo.

 O revestimento impermeável da pelagem da aça o mantém muito bem aquecidos, mesmo em temperaturas muito frias. No geral, são cães um pouco difíceis, mas muito inteligentes, leais e companheiros; do tipo que não mede esforços para estar com seus donos ou protegê-los contra as mais variadas situações de ameaça.

Coisas que você deve saber sobre os Akitas

Além de ter uma grande força física, os cães Akita são uma raça muito antiga e apresentam traços de personalidade e temperamento bastante fortes, precisando de um proprietário que possa dedicar bastante tempo e muita paciência em treinamento para a socialização adequada (especialmente com outros animais, já que, com os seres humanos, a sua interação tende a ser mais tranqüila e dócil).

Os Akitas podem facilmente ajustar-se à vida dentro de um apartamento, mas eles precisam de exercícios diariamente para manter um estado de espírito equilibrado e o corpo saudável. Moradores da cidade devem caminhar com seu Akita vigorosamente, todos os dias; enquanto camponeses (ou pessoas com grandes espaços e quintais devidamente cercados) devem deixar seus companheiros soltos na área externa para que possam se exercitar livremente.

No que se refere a cuidados com a saúde, é importante lembrar que a pelagem dos cães dessa raça deve ser escovada diariamente ou, pelo menos, semanalmente; evitando o aparecimento de nós nos fios e o acúmulo de sujeiras na região – que podem facilitar o desencadeamento de problemas de pele como o da dermatite.

Em função do seu porte, problemas como o da displasia nos quadris ou nos cotovelos podem aparecer ao longo da vida do cão Akita Inu – que têm uma expectativa de vida que gira em torno de 12 anos. Alguns problemas oftalmológicos também costumam ser um tanto comuns nos cachorros da raça, como a atrofia da retina (que pode chegar a causar cegueira) e o entrópio: problema que faz com que as pálpebras do animal se virem para o lado de dentro e machuquem seus olhos.

A epilepsia também é uma complicação que pode aparecer na vida do cão desta raça específica e, em função dos variados problemas que podem se apresentar na saúde do Akita (assim como na vida das mais variadas raças caninas), é importante que os que têm um exemplar da raça como animal de estimação os levem para consultas periódicas com médicos veterinários profissionais – garantindo o bem-estar do animal e a prevenção (ou  o diagnóstico precoce) de uma série de enfermidades.

Voltar ao PetShare

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog